Ciência de Dados 2023: curso de atualização tem inscrições abertas até o dia 13/02

por
Assessoria de Comunicação do Icict Fiocruz
,
18/01/2023

Crédito da arte: Vera Fernandes (Ascom/Icict/Fiocruz)

 

Inscrições: 23/01 a 13/02/2023

Link: Plataforma SIGALS - www.sigals.fiocruz.br

Duração: 60 horas

Público: Profissionais graduados atuantes na área de Saúde Pública

Período do curso: 17/03 a 05/07/2023

Chamada pública disponível aqui

 

Com inscrições abertas entre os dias 23 de janeiro e 13 de fevereiro, a Secretaria Acadêmica do Icict está oferecendo  o curso de atualização em 'Ciência de Dados aplicada à Saúde - 2023'. 

O curso oferecido pelo Ensino do Icict é gratuito e tem por objetivo de promover a interface entre aspectos teóricos e práticos sobre Ciência de Dados, Mineração de Dados, Aprendizagem de Máquina (Machine Learning), Análise Preditiva e Análise Visual de grandes ou complexas bases de dados do setor saúde e de seus determinantes socioambientais.

A atualização é voltada para profissionais graduados atuantes na área Saúde Pública. Formação em Ciências da Saúde ou Ciências Exatas e da Terra ou Probabilidade e Estatística ou Ciência da Computação ou Ciências Sociais Aplicadas ou áreas de interesse para a determinação da saúde. Com 10 vagas sendo oferecidas, a carga horária é de 60 horas, com 40 presenciais e 20 horas mediadas por tecnologia, com atividades assíncronas. 

As inscrições estarão abertas no período entre 23 de janeiro a 13 de fevereiro de 2023 (até às 23h59m) pelo site da Plataforma SIGALS (www.sigals.fiocruz.br), seguindo os links: Inscrição > Icict> Presencial> Atualização > Ciência de Dados aplicada à Saúde 2023/Sede.

Com a coordenação de Marcel Pedroso, líder da Plataforma de Ciência de Dados aplicada à Saúde(PCDaS), o curso é oferecido anualmente. As aulas começam dia 17 de março e outras informações podem ser obtidas diretamente na chamada pública, disponibilizada aqui

Comentários

Olá prezados, boa noite. Tudo bem? Fiquei em uma colocação como suplente, relativamente próximo aos colocados. Estou bastante interessado no curso. Visto que será presencial, não há possibilidade de ampliação no número de vagas? obrigado.

Olá, A Secretaria Acadêmica do Icict informou que infelizmente, não será possível, pois estão disponíveis apenas as vagas apresentadas na Chamada Pública do curso. Um abraço, Assessoria de Comunicação do Icict/Fiocruz

Boa tarde. Saiu o resultado da seleção? Não consigo encontrar a informação nem no site nem no SIGAL

Olá, entre em contato com a Secretaria Acadêmica do Icict: seca.icict@icict.fiocruz.br Um abraço, Assessoria de Comunicação do Icict/Fiocruz

Bom dia. O roteiro para apresentação da carta de intenção deixa claro que a justificativa precisa ter 40 linhas no entanto, o arquivo com do formulário para recurso só dispõe de 17 linhas. É permitido alterar o arquivo para que se adeque ao número de linhas solicitado?

Olá Lucas, Segundo a orientação da Secretaria Acadêmica do Icict, talvez vc esteja confundindo duas áreas: a do anexo de formulário de recurso com o anexo de carta de intenção, o formulário de recurso que tem 17 linhas. O roteiro para apresentação de carta de intenção é o anexo II. Um abraço, Assessoria de Comunicação do Icict/Fiocruz

Prezados, Atuo na Assessoria de Comunicação na Vigilância em Saúde do Amazonas, na Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas - Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP). Me interesso por esse campo e endosso a solicitação do curso ser na modalidade virtual também. Obrigada desde já!

Olá Girlene, Sua reivindicação, assim como todas as demais, estão sendo repassadas ao coordenador do curso, prof. Marcel Pedroso. Um abraço, Assessoria de Comunicação do Icict/Fiocruz

Prezad@s, boa tarde. Gostaria de saber se existe a possibilidade de oferecer este curso de forma virtual também. Atualmente participo de um projeto no INPE que, dentre outros dados, trataremos também com dados de saúde. E seria muito interessante poder aprender os aspectos teóricos e práticos sobre Ciência de Dados, Mineração de Dados, Aprendizagem de Máquina (Machine Learning), Análise Preditiva e Análise Visual de grandes ou complexas bases de dados do setor saúde e de seus determinantes socioambientais. Nossa equipe é composta por pessoas que residem em outro país e diferentes cidades do estado de São Paulo. Dessa forma, agradeceria se pudessem considerar essa possibilidade. Desde já agradeço pelo empenho em disponibilizar este curso. Atenciosamente, Adeline.

Olá Adeline, O curso nessa edição será ministrado presencialmente, porém essa reivindicação da candidata está sendo passada para o coordenador do curso. Um abraço, Secretaria Acadêmica do Ensino/Icict/Fiocruz

Páginas

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Arquivos para download

ENSINO - Atualização - Ciência de Dados 2023

Atualização em Ciência de Dados aplicada à Saúde 2023 | Carga Horária: 60 horas | Inscrições: 23/01 a 13/02/2023 | Vagas: 10 (dez)

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS