Aedes Informa difunde milhares de artigos sobre zika em ação da Rede de Bibliotecas da Fiocruz

por
Renata Augusta
,
01/08/2016

A biblioteca temática on-line Aedes Informa contém mais de quatro mil artigos com pesquisas e estudos científicos nacionais e internacionais sobre os vírus zika, chikungunya e a relação entre zika e microcefalia. Organizada pela Rede de Bibliotecas da Fiocruz, Aedes Informa foi desenvolvida no Zotero, um software livre que facilita a busca, a gestão e o compartilhamento de referências bibliográficas.

O papel social das bibliotecas é destacado pela coordenadora da Rede, Fátima Martins: “No campo científico e das políticas públicas, a sociedade está representada por instituições que precisam encontrar soluções para esses problemas. Colaborar é a grande função da biblioteca. Está na hora de todo mundo arregaçar a manga e participar”.

A coordenadora da Biblioteca Virtual em Saúde Fiocruz, Luciana Danielli, diz que a iniciativa desdobra uma conquista dos anos 90: as bibliotecas virtuais do Icict. “O conceito de biblioteca virtual surge com a internet e a transição do modelo analógico, se podemos usar essa expressão, para o virtual. No campo da saúde, houve experimentações em tecnologia para gerir bibliotecas. Grande parte da área se inseriu no modelo BVS. Agora o conceito se aplica a tecnologias como esse software, que gera uma biblioteca usada até em dispositivos móveis”, avalia.

Aedes Informa começou a nascer numa reunião sobre a Rede Dengue, Zika e Chikungunya, coordenada pela Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS) da Fiocruz, conta Fátima Martins: “Então me prontifiquei a criar um mecanismo para contribuir”. 

O software identifica diversas variáveis e faz a busca em quatro bases de dados mundiais. Fátima Martins ilustra: “Ele analisa entre milhares de referências o que é duplicado. Você insere tags (palavras-chave). Identifica, por exemplo, quantos artigos são sobre microcefalia, os países com mais produção sobre arboviroses, classifica por autor, faz gráfico, cria bibliografia. Porque pode extrair dados. E tem documentos na íntegra”.  

#Acesso

Novas coleções e ferramentas para integrar bibliotecas celebram 30 anos do Icict

Uma biblioteca com um milhão de itens que engloba obras do século XVII aos dias atuais alicerça uma das maiores instituições científicas da América Latina

Construção coletiva, ferramenta estratégica

Repositório nascido no Icict se tornou o principal instrumento de execução da política de acesso aberto da Fiocruz

Marco democrático institucional que demonstra revolução no fazer científico

Política de acesso aberto da Fiocruz, aprovada em 2014, é um grande exemplo de construção democrática dos rumos da fundação

Excelência e desafios na gestão da Informação com foco na saúde pública

Icict vem produzindo comunicação e informação científica e tecnológica em saúde por meio de diversas iniciativas

Articulação na preservação e divulgação de imagens

Criado na gestão do sanitarista Sérgio Arouca, o Multimeios realiza atividades de serviço, pesquisa e desenvolvimento interdisciplinar em Artes, Design e Tecnologia


Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS