Depoimentos DUDH 5: 'A comunicação é uma estratégia para garantia de outros direitos e é um direito por si só'

por
Icict
,
15/12/2018

Claudia Werneck
(jornalista e pesquisadora)

"O direito à comunicação se desdobra em dois direitos: o direito de se comunicar e o direito de ser comunicado; esses dois direitos formam a base do direito à participação, que é o fundamento de uma sociedade republicana, democrática (...)

A comunicação é uma estratégia para garantia de outros direitos e é um direito por si só (...)".

 

Cristiana Cordeiro
(juíza de direito do TJ-RJ, integrante da Associação Juízes para a Democracia)

"A própria terminologia 'Direitos Humanos' tem sido bastante atacada e vista como se fosse, ao invés de algo caro, precioso, para as pessoas, como se fosse um privilégio, algo que fosse restrito a pessoas que reunissem condições muito especiais.

Ouvir expressões como 'Direitos Humanos são para humanos direitos' fere de morte tudo aquilo que a gente aprende sobre Direitos Humanos, na Constituição, em um curso de direito (...)".

 

Inara Tavares
(integrante da Universidade Federal de Roraima)

"A saúde indígena é uma conquista dos povos indígenas, resultado de muita luta e mobilização (...)

Os Direitos Humanos não são só dos povos indígenas, mas de muitas populações dentro do Brasil, que estão sendo violadas o tempo inteiro (...)".

 

Joseane Costa
(doutora em Ciências)

"Na Declaração dos Direitos Humanos, diz que todo ser humano tem direito à terra, vida digna, água e tudo isso está sendo tirado dos nossos indígenas e dos nossos povos do campo e da floresta (...)

O meu destaque nesse momento aqui é poder falar sobre a necessidade de a gente olhar para os povos indígenas, olhar para esses territórios (...)".

 

Mariana de Salles Oliveira
(psicóloga e pesquisadora da Universidade de Goiás)

"Se hoje a gente conseguiu democratizar o acesso à informação, distribuir e criar novos modos de as pessoas poderem compartilhar conhecimento, mais lado a  lado, mais distribuidamente, que novas problemáticas isso trouxe para o contemporâneo?"

O acesso e a possibilidade de compartilhar informações já não é mais só a única questão: a questão também é as políticas de curadoria, de filtro, de construção de uma inteligência que não é só feita por humanos, mas também feita por máquinas (...)

Estar hoje na internet, ter hoje um celular, exige um aprendizado e um conhecimento cidadão desse novo mundo que é essa dimensão virtual da comunicação e da produção da subjetividade".

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

Depoimentos DUDH 1: 'O documento mais importante que a humanidade construiu no século 20'

Aiton Krenak, Boaventura de Sousa Santos. Confira alguns depoimentos da Mostra 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Depoimentos DUDH 2: 'A discussão da desigualdade é cada um ter direito de como indivíduo se desenvolver ao máximo'

Confira alguns depoimentos sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos: Nísia Trindade Lima, Marina Pita, Rita Barata e Sonia Fleury

Depoimentos DUDH 3: 'É preciso que a pessoas tenham noção que os Direitos Humanos nunca são dados, são sempre conquistados'

Direitos Humanos: confira depoimentos da ex-presidente Michelle Bachelet, dos médicos Marcos Besserman e Paulette Cavalcanti e do desembargador Siro Darlan.

Depoimentos DUDH 4: 'Para gente falar de Direitos Humanos, a gente tem que falar de uma sociedade democrática'

Izabel Loureiro Maior, Maria Helena, Nayara e Ricardo Rodrigues. Confira alguns depoimentos sobre os Direitos Humanos

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS