Fiocruz lança o Dicionário de Favelas Marielle Franco

por
Graça Portela (Ascom/Icict/Fiocruz) & Regina Castro (CCS/Fiocruz)
,
11/04/2019

A Fiocruz lança, em 16 de abril (terça-feira), o WikiFavelas - Dicionário de Favelas Marielle Franco. A iniciativa teve o apoio e a participação da vereadora assassinada que escreveu uma ementa e uma proposta de verbete sobre a sua monografia “UPP – A redução da favela a três letras: uma análise da Política de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro”, que consta no Dicionário. 

“Marielle estava realmente muito envolvida e entusiasmada com o projeto. Com o seu assassinato, decidimos colocar o seu nome no Dicionário, que passou de Dicionário Carioca de Favelas para Dicionário de Favelas Marielle Franco”, informou a pesquisadora da Fiocruz Sônia Fleury, que coordenou a publicação.  

O Dicionário já conta com 258 verbetes e 67 colaboradores, entre pesquisadores acadêmicos e intelectuais da favela, assim  como a contribuição da população em geral. A iniciativa, além de contribuir para o resgate da memória das favelas e da cidade do Rio, é um espaço virtual para congregar o conhecimento sobre as favelas de forma interdisciplinar e interinstitucional. A sua plataforma é baseada em Wiki, o que deu origem ao nome WikiFavelas, e pode ser acessada pelo link https://wikifavelas.com.br/

Os verbetes são os mais variados.  Por exemplo, é possível saber um pouco da história dos bailes funk, no verbete ‘baile funk’, ou saber o significado das AEIS – ‘Área Especial de Interesse Social’, ‘Carnaval de rua na Maré’, ‘Guerra ao crime organizado? Favelas e intervenção militar’, ‘Projeto Vamos Desenrolar: Produção de Conhecimento e Memórias’, exemplificou a pesquisadora.

No lançamento do Dicionário de Favelas Marielle Franco haverá apresentações culturais, mesa de abertura e   roda de conversa. O evento será realizado a partir das 13h30, no Salão de Leitura da Biblioteca de Manguinhos, da Fiocruz. A entrada é franca, mas é necessária a inscrição no link https://eventos.icict.fiocruz.br

O evento integra as comemorações dos 33 anos do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde – Icict, Fiocruz.

Para saber um pouco mais sobre a história do Dicionário e ler o que pensa a equipe, clique na matéria Icict lança, dia 10/04, o Dicionário de Favelas Marielle Franco (lançada antes do adiamento) e Mesmo com o esculacho, viva o desacato!.

Clique na imagen abaixo para se inscrever.

Serviço

Evento: Lançamento do Dicionário de Favelas Marielle Franco e Comemoração dos 33 anos do Icict/Fiocruz
Data/Horário/Horário: 10/04/2019 – 4ª feira – Das 13h30 às 17h
Programação: Apresentação Cultural | Mesa de Abertura | Homenagem à Marielle Franco | Apresentação do Wikifavelas | Roda de Conversa | Encerramento
Local: Salão de Leitura da Biblioteca de Manguinhos – Av. Brasil, 4.365, Manguinhos, Rio de Janeiro (RJ)
Inscrições: https://eventos.icict.fiocruz.br
 

Comentários

Um marco na história do Rio.

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

COMUNICADO: Adiado o lançamento do Dicionário de Favelas Marielle Franco

Nova data será divulgada posteriormente. Aguarde informações no site do Icict e mídias sociais do Instituto

Icict lança, dia 10/04, o Dicionário de Favelas Marielle Franco

Evento celebra 33 anos do Instituto, com homenagem a Marielle Franco, roda de conversa e apresentações musicais

Mesmo com o esculacho, viva o desacato!

O Dicionário de Favelas Marielle Franco mostrando a que veio, pela voz do seu Grupo de Pesquisas

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS