Pela segurança do paciente

por
Ascom/Icict
,
30/03/2017

Proqualis lança vídeo sobre Cirurgia Segura em parceria com VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz


Como estratégia para ajudar as equipes cirúrgicas a seguirem medidas críticas de segurança, de modo a minimizar os riscos mais comuns e evitáveis durante as cirurgias, o Centro Colaborador para a Qualidade do Cuidado e a Segurança do Paciente (Proqualis/Icict), em parceria com a VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz, desenvolveu um vídeo destinado a médicos, equipes cirúrgicas e gestores de saúde. O objetivo do vídeo, intitulado Cirurgia Segura, é disseminar a Lista de Verificação de Segurança Cirúrgica, proposta pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no âmbito da campanha “Cirurgias Seguras Salvam Vidas.”

“A popularização de instrumentos como a Lista de Verificação de Segurança Cirúrgica, recomendada pela OMS, é prioridade no Proqualis. Por isso, investimos em recursos que facilitem o acesso ao conteúdo da campanha ‘Cirurgias Seguras Salvam Vidas’, como o vídeo que aborda sua aplicação em uma cirurgia”, exemplifica o coordenador executivo do Proqualis, o médico Victor Grabois.

No Brasil, o Ministério da Saúde formalizou a adesão à campanha em 2008 e, em 2009, a representação brasileira da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) traduziu diversos materiais para a língua portuguesa, por meio de ação conjunta com o Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O vídeo “Cirurgia Segura” incrementa o acervo de tecnologias publicadas pelo Proqualis no campo da qualidade do cuidado de saúde.

A coordenadora do subportal Segurança do Paciente, que compõe o Proqualis, a pesquisadora Mônica Martins, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), explica que o centro da campanha da OMS é a Lista de Verificação de Segurança Cirúrgica – um checklist que deve ser adaptado à realidade de cada país e às especificidades dos diferentes procedimentos cirúrgicos. Daí a importância de disponibilizar, em português, o conteúdo da campanha. “A Lista de Verificação de Segurança Cirúrgica é fundamental para aprimorar a atuação de profissionais e gestores de saúde e garantir a segurança do paciente. Por isso, investimos em recursos que facilitem o acesso ao conteúdo da campanha Cirurgias Seguras Salvam Vidas”, exemplifica a pesquisadora.

Além da parceria com a VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz, a produção do vídeo “Cirurgia Segura” contou com a colaboração do Comando da Aeronáutica, do Ministério da Defesa. Por meio de sua Diretoria de Saúde, a instituição disponibilizou o centro cirúrgico do Hospital da Força Aérea do Galeão (HFAG) para a ambientação da narrativa, fundamental para conferir verossimilhança às ações em relação à realidade do procedimento cirúrgico retratado. “O vídeo simula de forma didática cada etapa do checklist e ajuda profissionais de saúde a melhor vislumbrar a utilidade deste instrumento, bem como a sua operacionalização”, comenta Mônica.

Com responsabilidade artística e técnica da VídeoSaúde Distribuidora da Fiocruz, o vídeo Cirurgia Segura é resultado de um trabalho em equipe que envolveu 20 profissionais, entre atores e técnicos. Com atuação do cirurgião Alfredo Guarischi, co-roteirista do vídeo, e direção de Charles Daves, a produção retrata as três etapas da Lista de Verificação de Segurança Cirúrgica da OMS.

Responsável pela produção executiva do vídeo, Eliane Batista Pontes, da VideoSaúde, conta que o principal desafio foi trabalhar em formato ficcional. “As produções da VideoSaúde Distribuidora são, em sua maioria, documentais. A ficção exige uma gama de ações extra, como a contratação de maquiadora para os atores e maior cuidado com a iluminação. Contratamos equipamentos e profissionais para nos auxiliar e tudo correu muito bem. O resultado foram dois dias de gravações dentro da mais perfeita ordem, após duas semanas exaustivas de produção. Em suma, um desafio vencido pela persistência e o comprometimento de toda a equipe”, avalia Eliane.

Victor Grabois também comemora: “A expectativa é que o vídeo cumpra com seu papel como material de consulta e apoio a ações de aprimoramento das práticas e de formação profissional”.

Reconhecimento institucional

A produção do vídeo Cirurgia Segura conforma um aspecto da institucionalização do Proqualis, realizada internamente no Icict e na Fiocruz, pelo estabelecimento de parcerias com outras unidades da Fundação para o desenvolvimento de conteúdos para o portal e a divulgação do trabalho. Em 2011, O Proqualis deu início também a um intercâmbio internacional com vistas à oferta de oportunidades de aperfeiçoamento na área de segurança do paciente.

A coordenadora geral do Proqualis, a pesquisadora do Icict Cláudia Travassos, reconhece que a articulação institucional será fundamental para a ampliação das atividades do Centro Colaborador. “Hoje o Proqualis constitui-se como um macroprojeto do Icict, que envolve diversas iniciativas e atividades da instituição. Este modelo poderá viabilizar, por exemplo, o aprimoramento do layout do portal, por meio de parceria com o Serviço de Comunicação Visual, e a absorção de alunos dos diversos programas de Ensino da instituição”, adianta a pesquisadora.

Victor Grabois destaca como marcos do processo de institucionalização da iniciativa a renovação do projeto junto ao Ministério da Saúde e a conclusão do processo de transferência de tecnologia da Bireme (Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde, também conhecido pelo seu nome original Biblioteca Regional de Medicina) para o Icict. “Hoje toda a tecnologia para manutenção e atualização do portal Proqualis está concentrada no Icict, o que garante maior autonomia aos processos de aprimoramento, desenvolvimento e ampliação do portal. Esta institucionalização favorece e é favorecida pela integração do Proqualis com diversos setores da instituição, como os serviços de Tecnologia da Informação, Comunicação Visual e Biblioteca de Ciências Biomédicas”, avalia Grabois.

Nesta trajetória, também merece destaque o incremento da divulgação do portal. “A participação em eventos como os 25 anos do Icict, o Congresso Internacional de Avaliação de Tecnologias em Saúde (HTAi), o Congresso Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), o III Congresso Brasileiro sobre Segurança no Sistema de Saúde / IV Congresso Brasileiro sobre Eventos Adversos em Medicina (Safety 2011) e Congresso Brasileiro de Epidemiologia da Abrasco foi fundamental para entrar em contato com nossos interlocutores”, considera Claudia Travassos.

No âmbito da Fiocruz, o Proqualis vem investindo em novas parcerias – e novos compromissos. Um dos resultados é a expansão do subportal Segurança do Paciente, que inaugurou a área de Medicamentos, criada em parceria com a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz). “A área de Medicamentos do portal Proqualis vem atender uma importante demanda dos esforços para a segurança do paciente. O uso racional de medicamentos e a prevenção da automedicação ainda são desafios no Brasil, diretamente associados à ocorrência de reações adversas, internações e, muitas vezes, óbitos”, alerta Grabois.

Para além das fronteiras brasileiras, a estratégia de difusão das recomendações da OMS para garantir a segurança do paciente também inclui a qualificação de recursos humanos na área. Em parceria com a Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa, o Proqualis vem trabalhando para a tradução, para o português, de curso desenvolvido em inglês pela OMS para a formação de pesquisadores na área de segurança do paciente. Realizado no formato de webinar – transmitido via web a partir de tecnologia da OMS – o projeto conta também com a colaboração da Rede ePORTUGUÊSe, iniciativa também da OMS para a articulação dos países de língua portuguesa na área da saúde.

A partir de março de 2012, o portal Proqualis disponibilizará a versão do curso em português, ministrada por professores brasileiros e portugueses e composta por oito aulas, além de apresentações em PowerPoint, vídeos e bibliografia.

Por dentro do Proqualis

O principal objetivo do Proqualis é difundir informações que assegurem a adoção de medidas para o aprimoramento do cuidado à saúde e a garantia da segurança do paciente. Para isso, o portal disponibiliza um amplo e qualificado acervo de literatura técnico-científica. O portal Proqualis divide-se em dois subportais: Informação Clínica e Segurança do Paciente. O primeiro é direcionado aos profissionais que atuam na atenção primária à saúde, no Programa Saúde da Família, nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), em ambulatórios e maternidades. O conteúdo está organizado nas seções Asfixia Neonatal, Asma Brônquica, Diabetes Mellitus, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, Hipertensão Arterial e Insuficiência Cardíaca. A área de Segurança do Paciente é dividida em três seções: Iniciativas Globais, Experiências Brasileiras e Medicamentos.

O trabalho é realizado de forma colaborativa, em parceria com instituições de ensino e pesquisa de todo o país. Na área de Informação Clínica participam o Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), Instituto do Coração (InCor) e as faculdades de medicina da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). No subportal Segurança do Paciente colaboram especialistas da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), da USP, do Hospital Samaritano, do Hospital Municipal Dr. Moysés Deutsch e do Hospital da Força Aérea do Galeão.

Outras matérias

Editorial 2011 Nesta edição comemorativa dos 25 anos de criação do Icict, queremos remarcar com grande evidência para os leitores, na forma, no conteúdo, na estrutura e na proposta desta revista, a inovação como elemento central de nossas ações
Entrevista com Sergio Amadeu - Inova Icict 2011 O impacto das tecnologias da informação e da comunicação nos processos de produção, circulação e apropriação de bens simbólicos é tema de investigação e militância do pesquisador Sergio Amadeu
Capa Inova Icict 2011- 25 anos de inovação e ciência livre para o SUS Uma extensa programação de seminários, debates e mostra sobre temas relacionados ao campo da Informação, Comunicação e Saúde foi organizada para comemorar os 25 anos do Icict, trazendo à Fiocruz convidados nacionais e estrangeiros
Memória institucional online Repositório Institucional da Fiocruz ampliam acesso à informação em saúde
Design em saúde Participação em projetos internacionais consolida expertise do Icict em comunicação e programação visual para saúde
Um cineasta para a saúde pública brasileira Pesquisadora do Icict investiga obra do cineasta Humberto Mauro e sua relação com a saúde pública brasileira
No caminho certo Primeiras defesas de dissertações de mestrado e qualificações de doutorado apontam para consolidação do PPGICS
Teste inédito no país é utilizado para estimar consumo de drogas pesadas em Curitiba Scale-up pode ser aplicado em diversas regiões, simultaneamente, sem que seja preciso recorrer a populações de difícil acesso
Uma pesquisa sobre a saúde do brasileiro Pesquisa Nacional de Saúde aprofundará abordagem do IBGE sobre a saúde do brasileiro em inquérito de base populacional inédito no país
Pela segurança do paciente Proqualis lança vídeo sobre Cirurgia Segura em parceria com VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz
Informação, Comunicação e Saúde em escala global Cooperação internacional leva expertise do Icict a Moçambique, Haiti e mais de 20 países
Henrique Leonel Lenzi: dedicação à saúde pública brasileira Primeiro diretor do Icict, o patologista é exemplo de profissionalismo e produtividade para a ciência brasileira

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS