Serviço de aprovação expressa de pesquisas em Covid-19 completa um mês

por
ReBEC (Comunicação)
,
27/04/2020

O Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos (ReBEC), plataforma gerenciada pela Fundação Oswaldo Cruz para protocolos de testagem para tratamentos ou medicamentos em seres humanos, chegou a 4000 estudos aprovados no mês em que estendeu seu serviço de aprovação expressa (fast-track) às pesquisas sobre Covid-19. Em 30 dias de funcionamento, o fast-track recebeu 12 estudos brasileiros sobre Covid-19. Com isso, o ReBEC, que integra com outros 17 países a rede global de registros nacionais reconhecidos pela Organização Mundial da Saúde, totaliza agora 9000 registros e já é o segundo no continente americano, atrás apenas do Clinical Trials (EUA).

O esforço científico global de combate ao novo coronavírus tem aumentado o interesse internacional pela plataforma. Segundo os dados coletados de janeiro a abril de 2020, um em cada três acessos vem de países como Estados Unidos (12%), Índia (7%), Reino Unido (3%) e Espanha (2%). Englobando todos os temas, o número de estudos provados de janeiro a abril em 2020 cresceu 95,74% quando comparado ao mesmo período do ano passado.
 

Sobre o ReBec  

O Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos (ReBEC), projeto conjunto do Ministério da Saúde, da Organização Panamericana de Saúde (Opas) e da Fundação Oswaldo Cruz, tem a missão de dar livre acesso à estudos experimentais e não-experimentais realizados em seres humanos, em andamento ou finalizados, por pesquisadores brasileiros e estrangeiros.
 

Comentários

Boa tarde, Sr. Cesar. O ReBEC é uma plataforma de registro primário de ensaios clínicos. Nosso objetivo é dar livre acesso a estudos experimentais e não-experimentais realizados em seres humanos, em andamento ou finalizados, registrados por pesquisadores brasileiros e estrangeiros. No ReBEC apenas certificamos que as informações disponibilizadas pelos pesquisadores em nossa plataforma estejam corretas, coerentes e de acordo com as melhores normas disponíveis para registro destes estudos. Exigimos também que o estudo tenha sido aprovado por Comitê de Ética para que o mesmo seja aprovado e registrado permanentemente. Não temos ingerência sobre testes de segurança propostos pelos pesquisadores e suas instituições. att

No caso de pré clínicos, o pacote de testes de segurança também diminui ou só é válido para os testes clínicos?

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

Plataforma brasileira acelera registro para estudos sobre Covid-19

Serviço gratuito administrado pelo Icict terá horário expandido, atendimento com hora marcada e até apoio para tradução

Mudança em resolução da ANVISA exige registro no ReBEC

Todos os estudos clínicos fases I, II, III e IV devem apresentar comprovante de registro de pesquisa clínica na base de dados do ReBEC

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS