Colóquio firma bases de cooperação entre Brasil e França

por
Igor Cruz
,
17/10/2008

O 1º Colóquio da Rede Franco-Brasileira de Pesquisadores em Mediações e Usos Sociais de Saberes e Informação (Rede Mussi) será realizado de 04 a 07 de novembro, no Rio de Janeiro. O evento, promovido pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict) da Fiocruz, tratará das "Mediações e Usos de Saberes e  Informação: um diálogo França-Brasil". O colóquio tem o objetivo de firmar bases de cooperação e intercâmbio entre pesquisadores dos dois países.

A pesquisadora do Icict e presidente do comitê cientifico da Rede Mussi no Brasil, Regina Marteleto, revela que uma das finalidades do colóquio é debater quais serão as pautas e ações acadêmicas, científicas e políticas da Rede Mussi para os próximos anos. “Queremos criar espaços de debate crítico, que estão cada vez menos presentes na sociedade contemporânea. O propósito é levantar idéias para alimentar as ações da Rede”, completa Regina. A perspectiva é que sejam feitas parcerias em torno de temas de interesse e que o evento direcione para intercâmbio entre alunos, professores e publicações conjuntas.

A pesquisadora ressalta que há uma tradição no campo da ciência da informação de intercâmbio entre pesquisadores do Brasil e da França. De acordo com Regina, quando se fala da importância do conhecimento, com tanta disponibilidade e abundância informacional, retomam-se as idéias de um mundo pacificado pelo conhecimento. “Essa área da ciência da informação está muito associada ao desejo de organização do conhecimento, da memória e do tratamento para recuperação”, completa a presidente.

O colóquio será dividido em três eixos temáticos. O primeiro trata dos aspectos epistemológicos e históricos, o segundo contempla questões práticas e empíricas e o último aborda a parte técnica-operacional. Para Regina, a articulação entre os três eixos temáticos acontecerá de forma natural, apesar de sempre serem abordados de forma separada.

A troca de experiências entre pesquisadores e instituições do Brasil e da França começou com a participação em eventos e publicações conjuntas. “A partir dessas iniciativas, foi percebida a necessidade de sistematizar essa relação para ampliar os contatos e intercâmbios entre franceses e brasileiros”, explica Regina.

O comitê científico do colóquio será formado por pesquisadores da Universidade de Toulouse 3, da Universidade de Lille 3, da Universidade de Nanterre e da Escola Nacional Superior de Ciências da Informação e de Bibliotecas (Enssib), todas na França. Já no Brasil, pesquisadores do Icict, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), da Universidade Federal de Minas Gerais, da Universidade de Santa Catarina, da Universidade de São Paulo e da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro formam a comissão.

A ciência da informação é um campo do conhecimento que foi desenvolvido à nível de pós-graduação e que abrange algumas áreas correlatas, como a biblioteconomia, arqueologia e museologia. Para Regina, a área da ciência da informação se ocupa de questões que são relevantes na atualidade. “Diferente da comunicação que lida com a informação volátil, nós, da ciência da informação, lidamos com a informação como memória e registro”, explica Regina.

 

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

Pesquisadora do Icict participa de experiência como professora visitante na Espanha e na França

Adriana Aguiar compartilhará com professores e alunos do PPGICS no dia 12/11, o que aprendeu durante a sua estadia

Ano de cooperação entre Brasil e Alemanha será encerrado na Fiocruz

Os eventos irão promover o debate sobre as relações científicas entre os dois países nos séculos 20 e 21

Cooperação Tripartite promove oficina para radialistas no Haiti

Encontro terá a presença de profissionais de dez veículos associados à seccional da Associação Mundial de Rádios no Haiti

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS