Colóquio franco-brasileiro começa no Rio de Janeiro

por
Rafael Cavadas
,
05/11/2008

A música é brasileira, a musa inspiradora é francesa e a letra de Chico Buarque – Joana Francesa. Cantada pelo grupo vocal Às terças, a mistura musical apresentada durante a cerimônia de abertura do1° Colóquio Mediações e Usos de Saberes e Informação – um diálogo França-Brasil expressou a aproximação esperada entre os dois países nos próximos três dias de evento. O colóquio é promovido pelo Instituto de Comunicação e Informação Cientifica e Tecnológica em Saúde (Icict) da Fiocruz, por meio do Laboratório de Comunicação e Saúde, e marca a implantação da Rede Franco-brasileira de pesquisadores em mediações e usos sociais de saberes e informação.

Na cerimônia de abertura, autoridades do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), Emir Suaiden; da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação (Ancib), Joana Coeli Garcia; da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da UFRJ, Pierre Ohayon; do Consulado Geral da França no Rio de Janeiro, Jean-Claude Reith; da Université Paul Sabatier Touloouse III, Viviane Couzinet; e do Icict, Ilma Noronha e Regina Marteleto deram as boas vindas aos franceses e brasileiros que se reuniram no Fórum de Ciência e Cultura na noite do dia 04 de novembro.

Adido para a ciência e tecnologia do Consulado Geral da França no Rio de Janeiro, Reith, elogiou o protagonismo da Fiocruz ao promover a aproximação entre franceses e brasileiros para a pesquisa e a capacitação, o que, segundo ele, é prioritário para o Ministério das Relações Exteriores. Para realizar a primeira edição do colóquio, a Fiocruz contou com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes), da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), do Ibict e da Ancib.

A relação entre a mediação e o uso nas pesquisas de informação e comunicação foi o tema escolhido pelo professor da Université d'Avignon et dês Pays du Vaucluse, Yves Jeanneret, para a conferência de abertura do colóquio. O professor francês, que atua no laboratório de cultura e comunicação em seu país, apresentou aos participantes um ponto de vista sobre a informação-comunicação na pesquisa francesa. Sobre o estudo da mediação, Jeanneret pontuou que "nada é transparente e os acontecimentos não são dados por si, e sim elaborados". A cerimonia de abertura terminou com um coquetel ao som do Grupo Instrumental Brasil com Z.

 

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

Colóquio firma bases de cooperação entre Brasil e França

O evento tratará das "Mediações e Usos de Saberes e Informação: um diálogo França-Brasil". O colóquio tem o objetivo de firmar bases de cooperação e intercâmbio entre pesquisadores dos dois países.

Pesquisadora do Icict participa de experiência como professora visitante na Espanha e na França

Adriana Aguiar compartilhará com professores e alunos do PPGICS no dia 12/11, o que aprendeu durante a sua estadia

Cooperação Internacional

Parcerias técnico-científicas do Icict com instituições de diversos países

Ano de cooperação entre Brasil e Alemanha será encerrado na Fiocruz

Os eventos irão promover o debate sobre as relações científicas entre os dois países nos séculos 20 e 21

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS