Intercâmbio ARCA-Uminho tem palestras com especialista português

por
Graça Portela
,
17/04/2015

Entre os dias 28 e 30/4, o Icict receberá o gestor do repositório institucional da Universidade do Minho (Portugal), Ricardo Saraiva, para o seminário Intercâmbio ARCA -Uminho, que tem o apoio do Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos (ReBEC), e que ocorrerá no auditório do Instituto, de 9h às 12h.

Na terça-feira (28/4), “O RepositóriUM: dez anos de acesso aberto ao conhecimento”  é a primeira palestra da série de três que ocorrerão. No dia seguinte, será a vez de “Interoperabilidade e integração de sistemas de informação com os repositórios: a experiência do RepositóriUM”. Fechando a série, no dia 30/4, a palestra será “Plano de intervenção para a gestão de dados científicos na Universidade do Minho e perspectivas sobre a preservação digital”.

A atividade é uma iniciativa do Arca (Repositório Institucional da Fiocruz) em parceria com o RepositórioUM – Repositório Institucional da Universidade do Minho - e marca a continuação do Intercâmbio Arca-Uminho visando ampliar a troca de experiências em relação à Política de Acesso Aberto da Fiocruz, que culminou, em outubro de 2014, com a visita técnica feita por pesquisadores do Icict à Universidade. Em entrevista ao site do Icict, Viviane Veiga, uma das coordenadoras do repositório Arca, explica a importância da visita de Ricardo Saraiva e a parceria entre as duas instituições.

Qual o objetivo do seminário? E qual o seu público?

O objetivo é conhecer a experiência da Universidade do Minho no desenvolvimento do seu repositório, uma importante referência no Movimento de Acesso Aberto, e verificar como a experiência deles pode ajudar na melhoria do nosso repositório. Quanto ao público, acredito que a fala de Ricardo Saraiva vai ser muito interessante para bibliotecários, pesquisadores e analistas. Mas, também, todos os que lidam com a produção de conhecimento, em qualquer etapa do processo, devem estar atentos ao tema e se beneficiarão com o seminário.

O Intercâmbio ARCA-Uminho é resultado da visita técnica realizada à Universidade do Minho, em outubro de 2014?

Este intercâmbio é um desdobramento da visita técnica. Já tivemos outros. Desde a visita do Eloy Rodrigues à Fiocruz em maio de 2014, várias ações foram tomadas. A visita técnica foi fundamental para conhecermos melhor a estrutura do Acesso Aberto (AA) em Portugal, o Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP) e o RepositoriUM.

Foi fechada alguma parceria com os Serviços de Documentação da Universidade do Minho, em especial o RepositóriUM?

Não temos uma parceria oficial, trabalhamos de forma colaborativa, pois temos o desejo de ver o avanço do Acesso Aberto ao conhecimento, e o trabalho colaborativo precisa estar impregnado em quem trabalha com AA. Eles compartilham o conhecimento e a experiência deles conosco. Eles estão efetivamente abertos.

Há alguma possibilidade do Icict, via Repositório Arca, integrar o RCAAP – Repositório Científico do Acesso Aberto em Portugal?

Seria ótimo! Esta foi minha pergunta à equipe do RCAAP quando fizemos a visita técnica. Mas, por enquanto, o critério para entrada no RCAAP para repositórios brasileiros é através do OasisBr - Open Access Scholary Information System - desenvolvido pelo IBICT/UFRJ. Este portal está passando por reformulações. Nossa integração com o RCAAP se dará através do OasisBr.

 

O evento tem inscrição gratuita, mas as vagas são limitadas. Os interessados devem se inscrever ou obter outras informações pelo e-mail repositorioarca@fiocruz.br, colocando no assunto “Intercâmbio ARCA-Uminho”.

Leia também a entrevista de Ricardo Saraiva aqui e baixe os documentos citados em sua entrevista

O Icict/Fiocruz fica no Pavilhão Haity Moussatché, campus da Fiocruz, Av. Brasil, 4.365, Manguinhos, Rio de Janeiro. 

Foto: Vinícius Marinho / Multimeios / Icict
Foto Viviane Veiga - Arquivo Ascom / Icict

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Arquivos para download

Acesso Aberto - Icict - Artigo

"As instruções aos autores podem estimular o acesso aberto no Brasil" - Artigo de Juliana Gonçalves Reis (Reciis/Icict/Fiocruz), Helio Kuramoto (ECI/UFMG), Pascal Aventurier (Institut National de la Recherche Agronomique Centre/França) e Rodrigo Murtinho (Vice-diretor de Informação e Comunicação do Icict/Fiocruz) - Artigo debate a necessidade de padrões mínimos de informação sobre Política de Acesso Aberto nas instruções aos autores.

Assuntos relacionados

Ricardo Saraiva fala sobre sua palestra e a questão de Acesso Aberto no Brasil e na Europa

Palestras serão de 28 a 30/4 e integram o Intercâmbio Arca-Uminho

Equipe do Repositório ARCA inicia treinamentos visando reforçar a Política de Acesso Aberto da Fiocruz

Primeiro treinamento reuniu profissionais que trabalham com informação no Icict, COC, Ensp, IFF, INCQS e Ipec/Ini

Icict realiza seminário sobre acesso aberto ao conhecimento

Evento complementa lançamento da política de acesso aberto da Fiocruz

Acesso Aberto: Kuramoto elogia iniciativa da Fiocruz e vê nova função para as bibliotecas

Especialista aborda também a Política de Acesso Aberto no país e o que os pesquisadores terão a ganhar

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS