Icict na Web 2.0

por
Ascom Icict
,
27/10/2016

Seminário “O uso das redes sociais on-line na comunicação institucional” recebeu o diretor de Marketing e Comunicação da IBM Brasil, Mauro Segura, e marcou o lançamento das páginas do Icict no Facebook e no Twitter


Responsáveis por transformações significativas nas relações sociais e familiares, as tecnologias da informação e da comunicação – e especialmente as redes sociais on-line – apontam um novo cenário para as instituições. Como adaptar o ambiente de trabalho a essa nova realidade, que transpõe barreiras geográficas, impõe mais velocidade às trocas simbólicas e oferece cada vez mais facilidades ao compartilhamento de informações?  Essa reflexão foi o ponto de partida para a segunda edição do seminário “O uso das redes sociais  on-line na comunicação institucional”, promovido em dezembro de 2012 pelo Icict/Fiocruz.

O evento, que recebeu o diretor de Marketing e Comunicação da IBM Brasil, Mauro Segura, marcou o lançamento das páginas do Icict no Facebook e no Twitter, constituindo-se como um dos primeiros resultados do projeto “O uso de redes sociais on-line no site do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde”, coordenado pela Assessoria de Comunicação Social do Icict e desenvolvido a partir de edital do Programa de Indução à Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da unidade (PIPDT).

“Nossa intenção é consolidar de forma criativa, colaborativa e ao mesmo tempo institucional a presença do Icict nas redes sociais on-line, como Facebook, Twitter e Youtube. Para isso, trabalhamos em parceria com representantes de diversos setores e serviços da unidade envolvidos com a temática. Por meio da Câmara Técnica para Atuação em Redes Sociais On-Line, estamos debatendo questões pertinentes à unidade, buscando construir consensos e práticas recomendadas para a área”, apresentou a assessora de comunicação do Icict e coordenadora do projeto, Cristiane d’Avila, durante a abertura do seminário.

O diretor do Icict, Umberto Trigueiros, ressaltou a relevância da iniciativa no contexto do acesso livre à informação: “As redes sociais on-line são fundamentais para as instituições públicas, porque contribuem para que as pessoas possam se apoderar da informação. Vamos radicalizar a democracia”, disparou Umberto.

Mediadora do debate, a jornalista da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), Elisa Andries, também reforçou o papel estratégico dos novos canais de comunicação para garantir a transparência das ações das instituições públicas e apontou desafios a serem enfrentados. “A Fiocruz é uma instituição centenária, que atua em diversas áreas e precisa se reinventar a todo o momento. Nós somos produtores de conhecimento, mas como equilibrar o compartilhamento de informações e o compromisso com o acesso livre à confidencialidade que alguns temas exigem? Precisamos pensar em estratégias para utilização das redes sociais on-line neste contexto”, provocou Elisa.

Novo cenário nas organizações

Como as organizações podem lidar com os novos cenários proporcionados pela ampla apropriação das redes sociais on-line por seus funcionários e colaboradores? O caminho, segundo o diretor de Marketing e Comunicação da IBM Brasil, Mauro Segura, está na mudança de cultura em todos os níveis organizacionais e na criação de um ambiente colaborativo propício à criatividade, à geração de conhecimentos e à produtividade.  A partir dessa premissa, Mauro apresentou a experiência bem sucedida da IBM Brasil na área e fez uma instigante reflexão sobre como as redes sociais on-line estão transformando o ambiente de trabalho e o meio coorporativo – inclusive no âmbito da comunicação institucional.

Para Mauro, a web 2.0 desafia especialmente a forma tradicional como as organizações vêm desenvolvendo as suas ações de comunicação. “Hoje não existe mais comunicação externa ou interna – e sim uma comunicação em rede. A descentralização, o surgimento das novas tecnologias e a figura do novo comunicador multimídia são fenômenos que comprovam essa realidade. É preciso reconhecer e, mais do que aceitar, potencializar essa dinâmica”, apontou o consultor da IBM Brasil durante a segunda edição do seminário “O uso das redes sociais on-line na comunicação institucional”.

Criador do blog “A Quinta Onda”, referência no debate sobre o uso institucional das redes sociais on-line, Mauro contou que o seu interesse pela área surgiu em 2007, quando um episódio ocorrido na IBM Brasil chamou sua atenção para a força das redes sociais on-line no ambiente institucional. “Um funcionário mudou o seu número de telefone e, para agilizar o processo de divulgação de seu novo contato, enviou um único email para mais de dez mil funcionários da empresa, copiando uma lista de contatos disponibilizada por nosso sistema. Em menos de uma hora, já havia sido criada, no Orkut, uma comunidade virtual intitulada ‘Eu sei o seu telefone, Washington!’. Percebi, neste momento, como a força dessa mobilização poderia contribuir para o nosso crescimento corporativo”, explicou.

A partir deste insight, Mauro percebeu que a grande capacidade de inovação das organizações está no conhecimento dos funcionários. “Eles sabem exatamente onde estão as falhas do processo, em que é preciso melhorar e, em geral, as instituições não oferecem um canal genuíno de fomento para que essas pessoas possam trazer suas ideias”, diagnosticou o diretor de Marketing e Comunicação da IBM Brasil.

Um exemplo de como a IBM vem investindo nessa colaboração é a realização periódica das chamadas “Jams” – sessões virtuais para trocas de ideias, inspiradas nas práticas improvisadas dos músicos de jazz. “A proposta é promover, em um ambiente corporativo virtual, discussões sobre temas estratégicos para a empresa. Mais de 40 mil funcionários em todo o mundo participam desses encontros e os resultados são surpreendentes”, revelou Mauro. A primeira edição, realizada em 2001, abordou os valores da companhia e gerou seis mil postagens. Em 2006, a segunda edição da iniciativa contou com a participação de 150 mil pessoas, em duas sessões de 72 horas. “Para reconhecer o potencial das ideias que surgem colaborativamente, a IBM anunciou um investimento de R$ 100 milhões para implantar as 10 melhores ideias registradas pelos funcionários, nos mais de 40 mil posts da segunda edição da iniciativa”, ressaltou Mauro.

O palestrante também problematizou a questão da conduta dos funcionários de uma empresa nos ambiente virtuais. Sobre esse aspecto, Mauro foi enfático ao afirmar que qualquer forma de controle é inviável. “Nós não podemos controlar o que as pessoas falam ao telefone, com seus familiares ou com os colegas de trabalho em ambiente informais, como um churrasco. Da mesma forma, não podemos controlar o que dizem nas redes sociais on-line. O caminho não é o controle, mas sim a construção de uma cultura corporativa – quanto mais colaborativa, melhor”, aconselhou o consultor da IBM Brasil.

A cobertura em tempo real para o Facebook e o Twitter do seminário “O uso das redes sociais on-line na comunicação institucional” e a transmissão ao vivo do evento marcaram a inauguração dos espaços institucionais do Icict no ciberespaço. Agora, a página da unidade no Facebook (https://www.facebook.com/fiocruz.icict), o microblog @icict_fiocruz no Twitter e nosso canal no Youtube (http://www.youtube.com/videofio) estão disponíveis para o compartilhamento de ideias, ações e reflexões sobre comunicação e informação científica e tecnológica em saúde. Todos estão convidados a seguir, curtir, compartilhar e participar das ações do Icict nas redes sociais on-line!

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