Projeto cria acervo de materiais educativos sobre hanseníase

por
Graça Portela
,
15/10/2013

Uma ideia. Um projeto. Foi assim que nasceu o acervo do Banco de Materiais Educativos sobre Hanseníase, resultado do trabalho pioneiro desenvolvido por Adriana Kelly Santos, pesquisadora do Laces – Laboratório de Comunicação em Saúde/Icict e por Simone de Souza Monteiro, pesquisadora do Laboratório de Educação em Ambiente e Saúde (Leas), do Instituto Oswaldo Cruz.

O projeto teve como objetivo principal coletar o material existente nos serviços de saúde do SUS e preservá-los, “uma vez que as iniciativas de preservação são raras”, explica Adriana. A tese de doutorado que deu origem ao projeto foi A palavra & as coisas: produção e recepção de materiais educativos sobre hanseníase, defendida na Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp), em 2009, por Adriana, com a orientação de Simone Monteiro.

A pesquisadora do Icict fez um trabalho meticuloso, entrando em contato com diversas instituições governamentais e da sociedade civil para coletar em 24 estados do país os cartazes, cartilhas, folhetos, cds, adesivos, alguns álbuns seriados, cartões postais e jogos, totalizando 276 unidades.

Segundo Adriana Kelly, a ideia de “disponibilizar o acesso desses materiais, como fonte de consulta para os trabalhadores do SUS, pesquisadores, usuários do Sistema e aqueles interessados no tema, cumprindo assim o papel de democratizar o acesso aos materiais produzidos”, também foi crucial na produção do trabalho e explica: “a maior parte estava distribuída nos serviços de saúde, alcançando apenas a população que frequenta esses locais. E com o acervo digitalizado, ampliamos a possibilidade de acesso.” No acervo, é possível encontrar materiais de importância histórica, como uma cartilha do Rio de Janeiro de 1972, além de materiais das campanhas nacionais de hanseníase.

A pesquisadora do Icict destaca a importância da regionalidade na produção de cada estado: “em Pernambuco, são usadas expressões locais, como ‘oxente’, por exemplo”, explica e afirma: “a veiculação de imagens de artistas e depoimentos de pacientes e profissionais de saúde também é outro recurso para criar a credibilidade das campanhas”.

O material físico está disponível na Biblioteca de Saúde Pública, na Ensp, e o digital pode ser acessado no portal Fiocruz, na seção “Serviços de Saúde”. O Banco utiliza um sistema de classificação, que foi feito a partir de uma análise temática e descritiva do material coletado. Nele, é possível fazer a pesquisa por estados, formato e temas. No campo “Busca”, por exemplo, pode se procurar “hanseníase + lepra”, que o sistema pesquisará os dois temas simultaneamente.

Segundo Adriana, a expectativa com essa iniciativa “é que os gestores de programas de controle de hanseníase e as organizações não-governamentais possam fazer uso do acervo para traçar novas campanhas de saúde, otimizando o uso desses recursos nas ações de Comunicação e Saúde do Sistema Único de Saúde”.

 

Arte: Agência Fiocruz de Notícias/Portal Fiocruz

Comentários

SOU ARTISTA E EDUCADOR POPULAR DA CIDADE DE OLINDA, E ESTOU MUITO FELIZ POR ESSE TRABALHO, QUE A SENHORA ESTÁ DISPONIBILIZANDO AQUI, TRABALHO MUITO O A LITERATURA DE CORDEL E JÁ TRABALHEI MUITO COM VÍDEOS CORDÉIS QUERO LHE ENVIAR UM DOS MEUS TRABALHOS POSSO? FICA AI MINHA SATISFAÇÃO, SOBRE ESSA QUESTÃO QUE SE TODOS DISCUTIREM TEM SOLUÇÃO, HANSENIASE TEM CURA AQUI EM QUALQUER LUGAR BASTA SE INFORMAR. BOENOS DIAS.

Olá Antonio, Você poderá enviar o seu material para: Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) Campus Expansão da Fiocruz LACES - Laboratório de Comunicação e Saúde do Icict A/C Adriana Kelly Avenida Brasil, 4.036 CEP - 21.040-361 Manguinhos – Rio de Janeiro/ RJ Att., Assessoria de Comunicação do Icict

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

Laboratório de Comunicação e Saúde - LACES

Atua na interface entre “Comunicação e Saúde: Políticas Públicas e Participação Social” e “Análise das Relações entre Mídia e Saúde”.

Pesquisadores do Instituto

Perfil dos pesquisadores do Icict

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS