O que está rolando?

João Roberto Ripper esteve em Eldorado dos Carajás, em 1996, para fotografar o velório dos 19 trabalhadores sem-terra assassinados pela polícia. Percorreu o interior da Argentina perseguindo os rastros deixados pela Doença de Chagas — manchas de besouros nas paredes, médicos voluntários identificando doentes pelas ruas. Mergulhou nos meandros do trabalho escravo que persiste Brasil afora. Testemunhou índios serem expulsos de suas terras, e populações vazanteiras sofrerem com as águas do Rio São Francisco sendo desviadas para as monoculturas. O que Ripper documenta, porém, é a ternura.

Claudia Werneck, Cristiana Cordeiro, Inara Tavares, Joseane Costa e Mariana de Salles Oliveira: confira alguns depoimentos de pesquisadores, doutores e ativistas, nos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Icict participou do seminário comemorativo promovido pelo Dihs/Ensp, entre os dias 10 e 12 de dezembro. Evento teve conferências de Boaventura Souza Santos, Talíria Petrone e Celso Amorim, além de apresentações culturais

O direito de falar e ser ouvido também é um dos direitos humanos essenciais, indissociáveis, sem os quais não está garantida a condição de dignidade para o ser humano. Em um desafio de atualização de pautas de Direitos Humanos no século 21, outras questões também surgem, como as representações virtuais e a propriedade individual de dados sobre as pessoas, para além do direito à privacidade.

O direito à saúde está inserido em um amplo grupo de questões relacionadas ao bem-estar, bem como os diferentes direitos humanos, interligados e dependentes entre si.  E a relação dos direitos humanos com a saúde vai além da potencial redução da vulnerabilidade à saúde, em termos de problemas e fatores de risco.

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS