Linha do Tempo



Linha do Tempo



  • 2017
    • A saúde de animais e seres humanos foi o principal assunto do seminário ‘Zoonoses e animais negligenciados’, promovido pelo Icict/Fiocruz em 23 de março de 2017, na Biblioteca de Manguinhos. A atividade reuniu um dos maiores públicos do Centro de Estudos, com pesquisadores, médicos veterinários, profissionais de saúde pública e militantes de movimentos de proteção e bem estar animal em torno de ações de prevenção, informação e mobilização.

    • Jovens das equipes vencedoras do Hackathon em Saúde participaram da 10ª Campus Party Brasil, em São Paulo, como parte da premiação. Durante o evento, assistiram palestras sobre ciência, empreendedorismo e tecnologia, além de oficinas de inovação. Alguns decidiram se desafiar novamente em outros hackathons realizados no festival. 

  • 2016
    • O seminário “Prevenção de intoxicações em foco: panorama das intoxicações infantis e ações educativas”, realizado em 12 de dezembro de 2016, reuniu especialistas para falarem sobre os casos de intoxicações em crianças e como trabalhar a prevenção, evitando que acidentes e até óbitos ocorram nesta faixa etária.Com a mediação da pesquisadora Rosany Bochner, coordenadora do Sinitox – Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas, o seminário teve a participação de Ana Claudia Lopes de Moraes, do Centro de Controle de Intoxicações/Niterói (CCIn), que falou sobre “Intoxicações em Crianças: um Panorama do Cenário Atual”. 

    • Pesquisadores de diversas áreas de saúde coletiva se reuniram no Icict/Fiocruz para o lançamento de análises inéditas sobre desigualdades em saúde no Brasil a partir dos resultados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS 2013). Foram 14 artigos reunidos no suplemento A Panorama of Health Inequalities in Brazil, do periódico International Journal for Equity in Health.Os resultados foram apresentados no seminário do Centro de Estudos do Icict, em 7 de dezembro de 2016, no Salão de Leitura da Biblioteca de Manguinhos, com a presença de alguns dos autores e uma participação à distância, além dos editores do suplemento Célia Landmann Szwarcwald, do Icict, e James Macinko, da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA).

    • O primeiro Hackathon em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) começou na manhã do sábado (26/11) e só terminou no fim da tarde de domingo (27). Promovido pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), o evento técnico-científico consistiu na reunião de equipes de programadores que competiram para o desenvolvimento de soluções tecnológicas baseadas em temas propostos pela organização.

       

    • Preservação audiovisual e seus desafios contemporâneos foram temas do II Seminário do Patrimônio Audiovisual em Saúde na Fiocruz, promovido pelo Centro de Estudos do Icict, com apoio da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz e da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), no dia 09/11/2016, no Auditório do Museu da Vida. Participaram dos debates Mauro Domingues, coordenador geral de Processamento e Preservação do Acervo do Arquivo Nacional, e Marcos José Araújo Pinheiro, vice-diretor de Informação e Patrimônio Cultural da COC. O evento integrou a programação da VI Semana Fluminense do Patrimônio (SFP).

    • O evento promoveu, em 25/10/2017, uma reflexão sobre os desafios encontrados nos últimos dez anos, desde a reformulação do principal marco na saúde do idoso e apresentou ações da Fiocruz, como o Sistema de Indicadores de Saúde e Acompanhamento de Políticas do Idoso – Sisap-Idoso. 

    • O evento marcou o lançamento da Plataforma de Ciência de Dados aplicada à Saúde, serviço online disponível a pesquisadores, gestores governamentais, estudantes e professores para análise e visualização de grandes volumes de dados, utilizando ferramentas e estratégias relacionadas à abordagem big data. O seminário também discutiu ciência de dados em saúde, visando trocar experiências e formar um ambiente de aprendizagem colaborativa sobre o assunto.

    • Empatia para se colocar no lugar do outro e compromisso de defender o acesso pleno de todo cidadão a seus direitos. Essas foram as questões básicas que nortearam o debate realizado pelo Centro de Estudos em 27/09/2016. O encontro abordou a importância da acessibilidade nas práticas desses campos, da produção de livros e websites à disseminação da informação científica. Realizado na Sala Multimidia do Icict, o evento contou com intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e recebeu diversos trabalhadores surdos da Fiocruz, entre outras pessoas com variados tipos de deficiência.

    • O evento marcou o lançamento da série em DVD sobre Determinação Social da Saúde, realizado pela VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz/Icict em parceria com a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS), com a cooperação do Departamento de Endemias/Ensp e do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz). O projeto teve como objetivo promover ações de comunicação em saúde para a promoção, prevenção e controle de doenças transmissíveis e não transmissíveis no âmbito de atuação da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.

    •  O seminário do Centro de Estudos do Icict realizado em 07/06/2016, que teve como objetivo o lançamento do site do Observatório Saúde na Mídia (saudenamidia.fiocruz.br), projeto do Laboratório de Comunicação e Saúde do Icict (Laces/Icict), ofereceu uma oportunidade preciosa de diálogo entre mídia e academia. O evento reuniu no auditório do Icict a jornalista Ana Lúcia Azevedo, ex-editora de ciência e saúde do jornal O Globo, o jornalista Vitor Orlando Gagliardo, da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), e a doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo Cláudia Malinverni.

    • Reafirmando os jogos como um campo de investigação para a promoção da saúde, o Centro de Estudos do Icict realizou, em 20/05/2016, o seminário "Saúde em Jogo: O papel dos jogos na saúde", proposto pelo Polo de Jogos e Saúde (Multimeios/Icict). A sessão atraiu um público diversificado, que, além de profissionais de saúde, trouxe programadores, desenvolvedores e pesquisadores de áreas de tecnologia e design.

    • No dia 7 de abril de 2016, aniversário de 30 anos do Icict, foi realizado o Pré-Hackathon em Saúde, como atividade preparatória para a grande maratona de desenvolvimento de apps da Fiocruz. O encontro mobilizou e reuniu programadores, designers e outros profissionais para trocarem ideias em torno das possibilidades de desenvolvimento de aplicativos e inovações tecnológicas para o SUS.

    • O seminário ‘A Norma Brasileira para Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância (NBCAL): Evolução e comunicação em saúde’ propõe um encontro para troca de experiências entre profissionais que acompanham o assunto desde a criação da Norma e demais atores do campo da saúde pública voltados para a saúde da criança e a defesa do aleitamento materno. O encontro ocorreu no Salão de Leitura, em 17 de março de 2016.

    • O Centro de Estudos promoveu o seminário “Icict e OTSS: Integrando esforços por territórios saudáveis e sustentáveis”, em 23 de fevereiro de 2016, abordando o projeto Observatório dos Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina (OTSS). O encontro reuniu profissionais do Icict e outras unidades da Fiocruz em torno da iniciativa, que atua na interseção entre pesquisa e ação sobre sustentabilidade e saúde na região litorânea entre o sul do estado fluminense e a divisa com São Paulo.

  • 2015
    • O Seminário “Deficiência, funcionalidade e acessibilidade: implicações para os direitos à comunicação, informação e saúde” mobilizou a comunidade da Fiocruz em torno de práticas comunicacionais e informacionais acessíveis, além de discutir a formulação de políticas públicas inclusivas, que levem em conta a diversidade de demandas da população de pessoas com deficiência ou necessidades especiais. Para isso, o encontro foi dividido em duas sessões, uma com um panorama dos direitos das pessoas com deficiência, legislação e desafios no contexto da assistência em saúde e outra sobre medidas de acessibilidade comunicacional, enfatizando recursos para pessoas com deficiências auditivas e visuais.

    • O I Seminário Patrimônio Audiovisual em Saúde na Fiocruz, realizado em 13 de novembro de 2015 pela VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz e pela Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) integrou as comemorações em rede pelo Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual – 27 de outubro. O debate abordou a salvaguarda de audiovisuais em saúde: um desafio para a preservação e para a pesquisa em saúde. Participaram os pesquisadores Dilene Raimundo do Nascimento (COC/Fiocruz), Silvia Santos (Fiocruz Pernambuco) e Eduardo Thielen (VideoSaúde), sob a mediação do conservador-chefe da Cinemateca do Museu de Arte Moderna (MAM), Hernani Heffner.

    • Em 25 e 26 de agosto de 2015, os seminários internacionais do Centro de Estudos discutiram o índice Carga Global de Doença (Global Burden Disease - GBD) e Computação Científica em Saúde. Foram quatro sessões: Estudo sobre Carga Global de Doença e experiências nacionais; Método de Correção das causas de morte: a experiência do GBD; Computação Científica do Estudo GBD 2013 e Plataformas de Computação Científica e Big Data em Saúde. 

    • O Centro de Estudos do Icict promoveu um seminário científico sobre a Pesquisa Nacional de Saúde, que foi elaborada pelo Laboratório de Informação em Saúde e contou com a coordenação da pesquisadora Celia Landmann Szwarcwald. O encontro trouxe uma apresentação dos métodos de coleta e análise de dados e também apontou algumas possibilidades de usos das informações, bem como sua importância para a gestão pública em saúde

    • A VideoSaúde - Distribuidora da Fiocruz, completou 27 anos de serviços prestados para a difusão audiovisual em saúde com o seminário “Audiovisual: Políticas públicas, saúde e cultura”.

      Participaram a Coordenadora-Geral do Centro Técnico do Audiovisual, Liana Bathomarco Correa, Joana D´Arc, médica sanitarista da Secretaria Municipal de Saúde-RJ, que realizou uma parceria exitosa com a VideoSaúde, produzindo o vídeo 'A vida não para: reconhecendo e curando a Hanseníase'; Ariane Mondo, jornalista e documentarista, profissional da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. Produziu e dirigiu a série 'Profissão Cientista' e contará um pouco de sua trajetória; e Sergio Brito, cineasta e documentarista que atuou por muitos anos na VideoSaúde Distribuidora.

  • 2014
    • Organizado pelo Centro de Estudos do Icict e pelo Núcleo de Estudos do Audiovisual em Saúde da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz, o seminário promoveu o lançamento da série em DVD "Nascer no Brasil", da diretora Bia Fioretti. A sessão contou com a coordenadora da pesquisa, Maria do Carmo Leal (Ensp/Fiocruz), e a publicitária e documentarista Bia Fioretti, diretora e produtora da série em DVD homônima. A projeção e debate deu voz a inúmeras mulheres da plateia, dando início a uma rica e emocionante troca de experiências. 

    • Durante dois dias, o seminário do Centro de Estudos do Icict sobre os “Desafios para a comunicação na Saúde” discutiu temas como a comunicação pública, em 1º/10/2014, com Carolina Ribeiro, chefe de gabinete da Diretoria de Produção da TV Brasil/EBC. Outro destaque foi a palestra “Novas tecnologias e articulação em rede”, com o coordenador da Comunidade de Práticas do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, Thiago Petra. 

      Seminário completo disponível em vídeo, no canal da VideoSaúde Distribuidora.

       

    • O seminário “Acesso à informação científica em saúde”, realizado em 30/9/2014, recebeu as palestrantes Cristina Guimarães, do Laboratório de Informação Científica e Tecnológica em Saúde (LICTS/Icict), Jhessica Reia, pesquisadora do Centro de Tecnologia e Sociedade da Fundação Getulio Vargas (CTS/FGT) e Claudia Medina Coeli, pesquisadora do Instituto de Estudos de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IESC/UFRJ). Ao lado do seminário "Os desafios da comunicação na saúde", as atividades foram preparatórias para a oficina de planejamento estratégico do instituto.

       

    • A partir de setembro de 2014, o Centro de Estudos do Icict passou por mudanças estruturais, sob a coordenação de Marcel Pedroso (Laboratório de Informação em Saúde - Lis/Icict), com a participação de um comitê assessor. Foram idealizados três tipos de eventos, buscando integrar pesquisa, ensino e serviços.

  • 2013
  • 2012
    • Realizado em 26/11/2012, no Museu da Vida, o seminário “Linha de Pesquisa: discussão conceitual e prática institucional” abordou como as linhas de pesquisa podem ser aplicadas no dia-a-dia de instituições. A abertura foi feita pelo coordenador do Programa de Desenvolvimento Tecnológico em Insumos para Saúde (PDTIS), Wim Degrave, que representa a vice-presidente de Pesquisa e Laboratórios de Referência da Fiocruz, Claude Pirmez, o diretor do Icict, Umberto Trigueiros, o vice-diretor de Pesquisa, Ensino e Desenvolvimento Tecnológico, Christovam Barcellos, e o coordenador do CEIcict, Antonio Marinho.

    • Realizada em 31/05/2012, o seminário “Icict na Rio +20: acesso livre aos dados ambientais”, no salão de Leitura Henrique Lenzi, da Biblioteca de Ciências Biomédicas, reuniu os palestrantes Carlos Tautz, jornalista e coordenador do Instituto Mais Democracia, Flávio Ahmed, presidente da Comissão de Meio Ambiente da OAB/RJ e representante da Cúpula dos Povos, e Rosany Bochner , pesquisadora do Icict e coordenadora do Sistema Nacional de Informações Tóxicofarmacológicas (Sinitox) debateram com os presentes.

       

    • O uso de indicadores para medir o acesso e a qualidade dos serviços de saúde e o impacto causado pela divulgação do Índice de Desempenho do Sistema Único de Saúde na mídia foram os temas do seminário que abriu o Centro de Estudos do Icict e comemorou os 26 anos do instituto, na tarde de quinta-feira (28/3). Intitulado “Uso de dados e indicadores para avaliação do SUS”, o seminário reuniu o coordenador do Departamento de Monitoramento e Avaliação do Sistema Único de Saúde do Ministério da Saúde (Demas/MS), Afonso Teixeira dos Reis, a vice-presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), Lígia Bahia, a editora da revista Radis, Eliane Bardanachvili, além dos pesquisadores do Laboratório de Informação em Saúde do Icict Cláudia Travassos e Francisco Viacava. 

    Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
    Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
    CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

    Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

    O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

    logo todo somos SUS