conteúdo principal

Edição científica

RECIIS participa de seminário sobre diversidade no Fórum de Editores da Abrasco

Compartilhar:
X
Publicado em - Atualizado em

Produção em repositórios institucionais: a questão do ineditismo

Na ocasião, os editores se posicionaram contrários ao entendimento de critério de ineditismo adotado por algumas revistas, que levaria à recusa de artigos oriundos de dissertações e teses disponíveis em repositórios institucionais. A Abrasco, por meio do Fórum de Editores de Saúde Coletiva, argumenta que tal critério cria barreiras ao depósito de produções acadêmicas em repositórios institucionais, comprometendo a democratização do conhecimento.

Estrutura e identidade de uma revista científica

Body

Cada revista científica possui uma identidade, um tanto fluida e mutável ao longo da sua história. Cada revista nasce com um propósito, em geral, de suprir os leitores com novas informações e abordagens, e de servir como meio de divulgação para estudos e reflexões de um determinado nicho no vasto campo do conhecimento humano. Ao longo da sua história, cada revista também delimita seu campo, público-alvo e estrutura, que reforçam essa identidade entre autores e leitores. 

O debutar da RECIIS

Body

É com grande satisfação que comemoramos neste ano o aniversário de 15 anos da Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde (Reciis). Essa idade é tradicionalmente marcada em nossa sociedade por um rito de passagem, o início de uma nova fase: o debutar.

Sejamos abertos, sempre!

Body

O papel destacado que os trabalhos científicos relacionados à informação em saúde tiveram ao longo das décadas de 1980 e 1990, nas revistas que tratam da saúde coletiva, foi sendo progressivamente ocupado por artigos vinculados aos estudos epidemiológicos, seja na divulgação dos resultados de pesquisa ou no debate acerca de questões metodológicas.

A singularidade de um projeto editorial

Body

Decorridos quase dois anos desde o seu lançamento, RECIIS manteve-se comprometida com a proposta original de servir como espaço acadêmico virtual para o compartilhamento e divulgação da produção científica nas  várias  dimensões  da  dinâmica  da  arena  da  saúde,  dimensões relacionadas às questões da comunicação, da informação e da inovação científica e tecnológica.

Terceira edição do concurso literário promovido pelo selo Portinho Livre vai premiar jovens de 13 a 16 anos e seus professores

Compartilhar:
X
Publicado em - Atualizado em

Em maio de 2025, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) completou 125 anos. Uma jornada que se confunde com a própria história da saúde no Brasil. Por isso, em sua terceira edição, o Concurso Portinho Livre de Literatura Infantojuvenil convida estudantes brasileiros a responderem à pergunta: 'O que é saúde coletiva para você?'.