Neste editorial, compartilho o esforço e resultado da Reciis em três frentes de trabalho principais ao longo de 2024: aprimoramento da política editorial, atualização dos instrumentos que conferem segurança jurídica aos materiais publicados e disponibilizados pela Fiocruz e apoio às infraestruturas de tecnologia para ciência aberta. Tais ações dialogam com o que se tem discutido em outras instâncias do Instituto de Comunicação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em especial no ano em que a instituição celebrou os 10 anos da Política de Acesso Aberto, em tom de avaliação, atualização e discussão de novos caminhos.
Celebrar os 15 anos da Reciis – Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde é revisitar sua história e olhar para adiante. É uma oportunidade de olhar para nossos resultados e – igualmente – para nossos processos, valorizando nossas conquistas e também buscando os aprimoramentos necessários a cada tempo.
Cada revista científica possui uma identidade, um tanto fluida e mutável ao longo da sua história. Cada revista nasce com um propósito, em geral, de suprir os leitores com novas informações e abordagens, e de servir como meio de divulgação para estudos e reflexões de um determinado nicho no vasto campo do conhecimento humano. Ao longo da sua história, cada revista também delimita seu campo, público-alvo e estrutura, que reforçam essa identidade entre autores e leitores.
É com grande satisfação que comemoramos neste ano o aniversário de 15 anos da Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde (Reciis). Essa idade é tradicionalmente marcada em nossa sociedade por um rito de passagem, o início de uma nova fase: o debutar.
O papel destacado que os trabalhos científicos relacionados à informação em saúde tiveram ao longo das décadas de 1980 e 1990, nas revistas que tratam da saúde coletiva, foi sendo progressivamente ocupado por artigos vinculados aos estudos epidemiológicos, seja na divulgação dos resultados de pesquisa ou no debate acerca de questões metodológicas.
Comemorar: lembrar juntos. É com grande entusiasmo que celebramos os oito anos de Reciis, o primeiro periódico científico publicado exclusivamente em meio eletrônico pela Fiocruz.
Decorridos quase dois anos desde o seu lançamento, RECIIS manteve-se comprometida com a proposta original de servir como espaço acadêmico virtual para o compartilhamento e divulgação da produção científica nas várias dimensões da dinâmica da arena da saúde, dimensões relacionadas às questões da comunicação, da informação e da inovação científica e tecnológica. Numa perspectiva interdisciplinar e transnacional, RECIIS reafirma a singularidade de seu projeto editorial e de sua proposta política de acesso livre.
Caros leitores, sejam bem-vindos à RECIIS, um espaço acadêmico virtual de debates, reflexões, conexões e interconexões de ideias entre profissionais oriundos de instituições diversas e singulares.Caros leitores, sejam bem-vindos à RECIIS, um espaço acadêmico virtual de debates, reflexões, conexões e interconexões de idéias entre profissionais oriundos de instituições diversas e singulares.Caros leitores, sejam bem-vindos à RECIIS, um espaço acadêmico virtual de debates, reflexões, conexões e interconexões de idéias entre profissionais oriundos de instituições diversas e singulares.
Chamada pública para Dossiê de Comunicação, Saúde e Crises Globais, v.14, n.4, Outubro-Dezembro 2020.
Editores convidados: Miguel Ángel Márdero Arellano, Luciana Danielli, Andréa Gonçalves | Publicação para setembro de 2020.