O Laboratório de Informação Científica e Tecnológica em Saúde do Icict (LICTS) desenvolve pesquisa na interface entre a área de Ciência da Informação e o campo da Informação e Comunicação em Saúde, com o objetivo de gerar conhecimentos e metodologias inovadoras para a produção e o manejo da informação científica e tecnológica em saúde. Para isso, investe no mapeamento, análise e monitoramento das interações entre ciência, tecnologia e inovação no campo da saúde.
Suas atividades estão concentradas na linha de pesquisa “Análise do Ciclo de Produção, Processamento, Fluxo e Uso da Informação Científica e Tecnológica no Campo da Saúde” e os projetos de pesquisa contemplam diversas perspectivas teórico-metodológicas e conceituais deste processo. São realizados estudos com vistas ao mapeamento e diagnóstico da produção de conhecimento em ciência e tecnologia em saúde e as interações entre a produção e o uso de conhecimento no âmbito das políticas públicas e do setor saúde. Os pesquisadores também investigam a natureza dos problemas de informação no campo da ciência, tecnologia e inovação em saúde e se dedicam ao desenvolvimento de atividades de prospecção e monitoramento tecnológico no campo da saúde.
Interface com o Ensino
O LICTS coordena o curso de especialização em Informação Científica e Tecnológica em Saúde, que visa contribuir para o aprimoramento do desempenho das instituições de saúde por meio da capacitação de profissionais que atuam na produção, organização, análise e disponibilização da informação científica e tecnológica em saúde. O curso é oferecido anualmente no Rio de Janeiro, no campus Expansão da Fiocruz, e em Porto Alegre, em parceria com o Grupo Hospitalar Conceição. Os pesquisadores do Laboratório também são professores do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS) e orientam dissertações de mestrado e teses de doutorado. Em 2012, o LICTS coordenou a ação do PPGICS para criação do grupo temático de Informação em Saúde da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação.