Nos meses de maio e junho deste ano, o Icict realizou as primeiras rodas de conversa com os trabalhadores surdos da unidade, promovidas pelo Grupo de Trabalho sobre Acessibilidade em parceria com Serviço de Gestão do Trabalho (SGT). Os encontros tiveram como objetivo ouvir experiências, desafios e sugestões desses profissionais, além de apresentar ações já desenvolvidas e fortalecer o diálogo com a equipe.
Durante a primeira roda de conversa, realizada em maio, foi ressaltada a importância da acessibilidade na comunicação cotidiana e foram sugeridas propostas para tornar o ambiente de trabalho mais inclusivo. Também foram apresentadas iniciativas, como os cursos de formação e o tour virtual ao Castelo Mourisco da Fiocruz.
Um dos pontos debatidos foi o fortalecimento do aplicativo FioLibras, como ferramenta de informação e comunicação acessível em saúde para a comunidade surda. As atividades buscam incrementar a participação da comunidade surda no processo de construção dos conteúdos e estabelecer parcerias.

Já na segunda roda de conversa, realizada na última quinta-feira (26/6), foi retomada a discussão sobre o fortalecimento do FioLibras, em um encontro com maior adesão dos trabalhadores, de diferentes áreas, na Sala Multimídia do Icict.
O destaque foi a importância de apropriação do FioLibras pela própria comunidade surda, que deve atuar como protagonista na definição, produção e validação dos conteúdos. Outra sugestão foi a apresentação, de forma acessível, pelo aplicativo, de informações sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), além de temas específicos, como saúde da mulher e da criança, arboviroses e doenças negligenciadas.
Também foi definido o conteúdo que será adicionado ao aplicativo - sobre o SUS -, material elaborado por Henrique Soares, trabalhador surdo do Multimeios/Icict, responsável pelo estudo dos temas, atuante na elaboração e gravação dos vídeos em Libras.
Os participantes também foram convidados a contribuir voluntariamente com ideias para os próximos temas e definiram a representante para captação de propostas da comunidade surda: Glauce Oliveira (Multimeios/Icict). As sugestões também podem ser encaminhadas para o e-mail institucional do projeto: fiolibras@fiocruz.br.
A próxima roda de conversa está prevista para o mês de setembro, quando é celebrado o Dia Nacional do Surdo (26/09). A ideia é reforçar esse momento simbólico com a apresentação dos primeiros resultados dessa nova fase do FioLibras e a promoção de outras ações integradas com a comunidade.
Histórico
O FioLibras foi lançado durante a pandemia, com o objetivo de disseminar informações seguras sobre a Covid-19, em Libras, para a comunidade surda. Desde o início, o aplicativo foi pensado como uma plataforma acessível a todas as pessoas, com ou sem deficiência. Embora existam diversos vídeos em Libras, o app também disponibiliza conteúdos em áudio e texto.