'Aids nos anos 80' é tema de exposição na Biblioteca de Manguinhos

por
André Bezerra
,
30/11/2017

No Dia Mundial de Luta contra a Aids, 1º de Dezembro, a Biblioteca de Manguinhos inaugura a exposição "Aids nos anos 80: medo e preconceito", com documentos e arquivos históricos mostrando o alarme, o estigma e a discriminação nos veículos de comunicação da época. Esta é a primeira exibição organizada pela instituição a partir do acervo da Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids (ABIA), que se encontra sob a gestão do Icict/Fiocruz.

De acordo com os organizadores, a mostra reúne uma série de notícias da década em que se iniciou a epidemia de HIV/Aids, revelando como os veículos de comunicação trataram o assundo, muitas vezes de forma alarmista, promovendo a discriminação e estigmatização das pessoas que conviveram com a doença, além de outras obras do acervo como cartazes e materiais educativos.

Atualmente em fase de tratamento técnico, a Coleção ABIA está sob a guarda da Biblioteca de Manguinhos desde 2014 e já disponibiliza fitas, DVDs, teses e dissertações a estudantes e pesquisadores, e agora promove acesso de outros materiais à comunidade. Trata-se de um acervo de grande significado sobre a trajetória brasileira na luta contra a epidemia de Aids, reunindo mais de 32 mil itens, de mais de 40 países.

Sobre a Coleção ABIA

A Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS (ABIA), desde sua criação, vem investindo na sistematização de informações sobre a epidemia, reunindo documentos sobre AIDS em seu Centro de Documentação e Recursos (CEDOC). Seu objetivo consiste em fornecer à sociedade brasileira uma fonte estratégica de dados e informações relacionadas à epidemia. Durante esses anos, o CEDOC buscou abrigar todo o conhecimento produzido no Brasil e no mundo a respeito da epidemia de AIDS.

A exposição está aberta a visitação do dia 1º de dezembro de 2017 até 5 de janeiro de 2018, no hall da Biblioteca de Manguinhos.

Exposição:
AIDS nos anos 80: medo e preconceito
O alarme, o estigma e a discriminação nos veículos de comunicação
De 1º de dezembro de 2017
até 05 de janeiro de 2018

Local: Biblioteca de Manguinhos
Pavilhão Haity Moussatché - Campus Fiocruz
Av. Brasil, 4.365 - Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ

 

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Arquivos para download

Exposição Aids nos Anos 80 - Folder Digital

Apresentação e Ficha Técnica

Assuntos relacionados

Dia Mundial de Luta contra a Aids: I Mostra de Vídeos da Biblioteca de Manguinhos

No dia 1º de Dezembro, mostra exibirá obras presentes no acervo da ABIA, além de exposição de publicações da entidade

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.