">
Será lançado no próximo dia 15/4, como parte do aniverário de 29 anos do Icict, o site "Saúde da pessoa idosa: boas práticas". A página apresenta o "Mapeamento de Experiências Municipais e Estaduais no Campo do Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa", uma iniciativa da Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa (Cosapi/Dapes/SAS) do Ministério da Saúde, em parceria com o Laboratório de Informação em Saúde (Lis/Icict/Fiocruz). A apresentação do site será seguida de debate com pesquisadores do Lis/Icict e da Cosapi.
Coordenado na Fiocruz pela pesquisadora do Lis/Icict Dália Romero, o objetivo do site é dar visibilidade às boas práticas de municípios e estados no campo da saúde da pessoa idosa. Com isso, espera-se incentivar os gestores a fomentarem estratégias e ações que contribuam para qualificar o cuidado à pessoa idosa no Sistema Único de Saúde.
Grande parte das iniciativas inscritas envolvem práticas de promoção da saúde, estabelecimento de novos arranjos institucionais e novas perspectivas sobre o envelhecimento. A proposta é refletir sobre o SUS que dá certo, e o esforço de trabalhadores e gestores comprometidos com a garantia do direito à saúde da população idosa brasileira.
O processo de mapeamento das experiências inicia-se com uma ampla divulgação da Cosapi/MS do edital com as regras da iniciativa, critérios de seleção e cronograma. A partir disso, são abertas as inscrições para gestores estaduais e municipais cadastrarem suas iniciativas em um formulário on-line, no qual são solicitadas informações como: objetivos do projeto, número de pessoas idosas beneficiadas, método de trabalho e resultados obtidos. Podem ser enviados vídeos, fotografias, áudios e links de reportagens sobre o relato.
Em 2013, foram inscritas mais de 100 experiências. Em 2014, foram 77 concorrentes das cinco regiões do país. O site vai apresentar as 12 experiências exitosas de cada ano. No dia do lançamento serão apresentadas as seguintes experiências exitosas:
O lançamento será realizado no dia 15/4, no auditório do Icict, prédio da Biblioteca de Manguinhos, sala 202, campus da Fiocruz, Manguinhos.
Fonte: saudedapessoaidosa.fiocruz.br/ (site em homologação)
Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.
O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.
Comentários
Adriana vergueiro
qua, 25/11/2020 - 15:28
Gostaria de ter acesso ao download do livro
O livro será disponibilizado para download para profissionais de saúde? Sou do Programa Mais Médicos e trabalho no alto vale do Itajai em SC na Cidade de Braço do Trombudo Faço visitas semanais a um Lar de Idosos Gostaria de ter acesso ao livro Adoro publicações da Fiocruz
graca.portela
qui, 24/03/2022 - 13:39
Olá Adriana,
Olá Adriana, Sim, as publicações estão disponibilizadas no site do Grupo de Informação em Saúde e Envelhecimento - Gise, do Icict/Fiocruz. Lá você poderá ter acesso a artigos, notas técnicas e livros. Grupo de Informação em Saúde e Envelhecimento - Gise - https://gise.icict.fiocruz.br/ Livros sobre envelhecimento: https://gise.icict.fiocruz.br/livros Um abraço, Assessoria de Comunicação do Icict/Fiocruz
Elisângela Carrijo
seg, 13/04/2015 - 15:22
interesso-me em acompanhar as publicações
pesquiso sobre tendências para o envelhecimento ativo no Brasil e no Canadá
graca.portela
qui, 24/03/2022 - 13:33
Olá Elisângela, fique à
Olá Elisângela, fique à vontade para consultar o site do "Grupo de Informação em Saúde e Envelhecimento - Gise", do Icict/FIocruz, no link: https://gise.icict.fiocruz.br/ - lá vc poderá saber mais sobre os projetos de pesquisa e publicações, dentre outros. Um abraço, Assessoria de Comunicação do Icict/Fiocruz
Comentar