Em setembro, Canal Futura exibe filmes que retratam a busca por equidade nas unidades básicas de saúde

por
Por VideoSaúde Divulgação
,
31/08/2023

A busca por equidade é um dos princípios básicos do SUS e se apoia nos conceitos de justiça e igualdade. Este mês, o Canal Futura destaca em sua programação produções da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz que abordam práticas do SUS adotadas por diferentes unidades de saúde para um atendimento mais justo e humanizado.

Os filmes selecionados apresentam, por exemplo, o atendimento à população em situação de rua na Zona Norte do Rio de Janeiro, a importância do parto natural humanizado em território indígena, ambulatório voltado para o público LGBTQIAPN+ e as práticas da Clínica da Família Augusto Boal, com grupo de reeducação alimentar e acolhimento com rodas de conversas em apoio à saúde mental.

A parceria com o Canal Futura está associada aos objetivos da Política de Comunicação Pública da instituição, que aponta que os conteúdos produzidos devem circular amplamente para a promoção da saúde. A programação do Futura tem se destacado por exibir produções que ampliam o debate qualificado sobre temas de interesse social, chegando, pelo alcance do canal, a todas as regiões do país.  

Os vídeos exibidos no Canal Futura ficam também disponíveis gratuitamente na plataforma de streaming Globoplay.

Confira a programação de setembro:  

3/9 (domingo), às 6h | Parteiras indígenas
O documentário apresenta as histórias e a importância das parteiras indígenas de Feijoal, no Amazonas, destacando a beleza do parto natural.  

Reprises: 
5/9 (terça-feira), às 13h 
17/9 (domingo), às 21h30  


Filme acompanha importante trabalho das parteiras indígenas no Amazonas.

 

3/9 (domingo), às 19h | Diálogos entre serviços 
A produção mostra como o projeto “Diálogos entre serviços: estratégias de integração e qualificação em saúde", no município de Quissamã, no Rio de Janeiro, promoveu a integração entre as áreas de saúde por meio de estratégias de comunicação. 

Reprises: 
7/9 (quinta-feira), às 20h30
29/9 (sexta-feira), às 23h15


O desafio de integrar várias áreas da saúde resultou no projeto "Diálogos entre serviços", retratado em documentário

 

17/9 (domingo), às 19h | Território rua 
Eles vivem por onde as pessoas estão apenas de passagem: ruas, calçadas, jardins, bancos de praças, embaixo de marquises e viadutos. São, muitas vezes, invisíveis. Uma unidade básica de saúde mostra um caminho de mudança.  

Reprise: 21/9 (quinta-feira), às 20h30  

 

24/9 (domingo), às 19h | Ambulatório João Walter Nery 
Trata-se do primeiro ambulatório municipal do estado do Rio de Janeiro voltado para a população travesti e transexual. A unidade, que recebe o nome do professor e psicólogo João Walter Nery, membro fundador da Associação Brasileira de Homens Trans, atua em processos de hormonização, atendimento psicológico, construção da proximidade e integração da cidadania.

Reprises: 
28/9 (quinta-feira), às 20h30 
29/9 (sexta-feira), às 23h30  

 

29/9 (sexta-feira), às 23h45 | Corpo Alma 
O grupo interdisciplinar de reeducação alimentar e obesidade da Clínica da Família Augusto Boal, no Rio de Janeiro, é muito mais do que um espaço de controle da obesidade e reeducação alimentar. É um lugar de acolhimento, reconhecimento e pertencimento do corpo e da alma.  

 

 

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS