Entendendo os termos utilizados na matéria sobre o Dia Nacional da Visibilidade Trans

por
Assessoria de Comunicação do Icict Fiocruz
,
28/01/2024

Arte: Venício Ribeiro (Multimeios/Icict/Fiocruz)

O que significa

Gênero: estrutura social e construção histórica do que é ser homem/masculino ou mulher/feminino nas diferentes épocas e sociedades.

Expressão de gênero: forma como a pessoa deseja se expressar, em um determinado momento e contexto, em relação aos padrões sociais de gênero. Abrange imagem corporal, roupas, adornos e gestos. Não necessariamente está de acordo com os padrões de gênero e pode ser fluida.

Gênero designado ao nascimento: gênero que é atribuído à pessoa no momento do nascimento a partir do reconhecimento do sexo genital ou cromossômico.

Identidade de gênero: como cada pessoa se identifica em relação ao seu gênero. 

Identidade sexual: é como a pessoa se identifica a partir de padrões culturais de atração sexual, comportamentos e práticas sexuais.

Cisgênero (cis): pessoa que se identifica com o gênero designado ao nascimento.

Transgênero (trans): pessoa que não se identifica com o gênero designado ao nascimento. É um termo guarda-chuva que engloba várias identidades: homens e mulheres transexuais, pessoas não binárias, travestis e outras.

Transmasculinidade e Transfeminilidade: termo “guarda-chuva” que abrange identidades de gênero trans com expressão masculina ou feminina; inclui homem ou mulher trans e pessoas não binárias com expressão masculina ou feminina.

Mulher/homem não-genética/o: o mesmo que pessoa transsexual: homem ou mulher que não se identifica com o gênero designado ao nascimento.

Passabilidade: é a capacidade de uma pessoa ser considerada membro de um grupo ou categoria identitária diferente da sua, que pode incluir identidade racial, etnia, casta, classe social, orientação sexual, gênero, religião, idade e/ou status de deficiência.

Nome social: Nome pelo qual a pessoa escolhe ser chamada, que pode ser diferente do nome de registro. Frequentemente utilizado por pessoas transgênero.

Fontes: Instituto Saúde+ Diversidade e Wikipedia

Crédito: Bandeira Trans feita  por Stable Diffusion AI Image Generator, mostrando a diversidade trans

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

Dia Nacional da Visibilidade Trans: mais do que um dia

O dia 29 de janeiro marca a luta pelo reconhecimento da igualdade de direitos de pessoas transgêneras no Brasil

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS