Games como estratégia de divulgação científica

por
Graça Portela
,
09/03/2018

Entre os dias 28 de fevereiro e 02 de março, foi realizado na Universidade Federal Fluminense (UFF), o I Workshop de Estratégias de Divulgação Científica, que apresenta-se como um “multiplicador e motivador de ações de divulgação científica, focando especialmente na importância de mostrar à população e seus educadores aquilo que olhamos, mas não vemos em nosso cotidiano”.

E o Polo de Jogos e Saúde, do Multimeios/Icict, foi convidada participar, devido a sua experiência na criação de jogos em saúde, como “Jogo do Acesso Aberto”, “Quem deixou isso aqui?” (sobre intoxicação em crianças), “Contato – um jogo sobre depressão” e os quizzes “Qual planta tóxica é você?” e “Que animal peçonhento é você?”, dentre outros materiais.

O coordenador do Polo, Marcelo de Vasconcello,s falou no segundo dia do evento, no Painel 2 – Divulgação científica como inovar?”. Ele abordou o tema “Jogos e gamificação na divulgação científica”. Na mesa, presentes os pesquisadores Daniela Uziel, articuladora da mesa e palestrante, que falou sobre “Material biológico plastinado – divulgação e ensino”, e Luiz Andrade, da UFF, que enfocou “Cinema e divulgação científica”.

Vasconcellos falou sobre o “potencial único dos jogos como como uma mídia que promove o engajamento e participação do jogador, a ponto de vários outros sistemas e mídias estarem usando elementos de jogos para atraírem mais usuários – processo esse que se chama gamificação (do inglês, gamification)”. Ele também apresentou a plateia – em sua maioria estudantes e profissionais das áreas de Educação e Saúde, os jogos desenvolvidos pelo Polo, “demonstrando o pioneirismo do Icict em pesquisar e desenvolver jogos digitais para a comunicação em saúde”.

O evento contou também com palestra de Paulo Simeão, da Universidade do Porto (Portugal), pesquisador laureado com diversos prêmios em sua área de atuação – o ensino da Física. Além dele, pesquisadores da UFRJ, do IFRJ, da UFF, da UNIFESO e da Fiocruz, como Gustavo Alves (COC), Rita Machado (IOC), Tania Araújo Jorge (IOC) também participaram.

Créditos:

Fotos: Jéssica Oliveira Barreto

 

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

Polo de Jogos e Saúde/Multimeios é destaque em eventos no RJ e na BA

Experiência em desenvolvimento de serious game para Saúde, Polo está se tornando referência nacional sobre o tema

Polo de Jogos e Saúde/Multimeios ocupa espaço além mar

Marcelo de Vasconcellos, coordenador do Polo, participou do SJEE, na Bahia, e esteve na Universidade de Breda, na Holanda

Universidade holandesa procura Icict para parceria em Jogos e Saúde

Igor Mayer e Jessica Weber são especialistas em serious games e se reuniram com pesquisadores do Instituto

Icict aposta em jogos virtuais como ferramenta de comunicação em saúde

Liderado por Marcelo de Vasconcellos, projeto já tem protótipo. Jogos serão produzidos para Google Chrome e Internet Explorer

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS