">
Crédito: Acessibilidade | Fotos: Raquel Portugal (Multimeios/Icict/Fiocruz)
Na próxima terça-feira (3/12) é celebrado o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. Criada em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU), a data visa promover a conscientização sobre a integração social dessa parcela da população. Aproveitando a ocasião, o Grupo de Trabalho sobre Acessibilidade do Icict/Fiocruz acaba de disponibilizar seu relatório de atividades para o biênio 2022-2023. O documento destaca as principais iniciativas e parcerias voltadas para a promoção de práticas inclusivas em comunicação, informação e saúde.
Desde sua criação, em 2014, o GT tem como missão fortalecer a acessibilidade nos produtos e serviços do Instituto, contribuindo para reduzir desigualdades e valorizar a diversidade. Nesse sentido, o GT também integra, desde sua fundação, o Comitê pela Acessibilidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência da Fiocruz, fundado em 2017, com o objetivo de promover a equidade e consolidar políticas institucionais de defesa dos direitos das pessoas com deficiência.
De acordo com Aline da Silva Alves, membro do GT de Trabalho sobre Acessibilidade do Icict/Fiocruz, e que também atua como colaboradora do relatório, entre os anos de 2022 e 2023, o grupo realizou diferentes ações para tornar seus projetos e serviços mais acessíveis e inclusivos, reafirmando a importância do direito à informação e comunicação para garantir o direito à saúde.
“Nosso compromisso com essas iniciativas é manter uma cultura organizacional que valorize a diversidade e a inclusão em todas suas formas. Por isso, queremos ampliar ainda mais nosso engajamento na realização de projetos, fóruns, espaços de discussão e implementação de práticas mais acessíveis nas atividades do Instituto”, pontua.
O trabalho do GT inclui pesquisas, oficinas e a criação de materiais educativos sobre diversidade e inclusão para trabalhadores e profissionais de saúde, além de parcerias com laboratórios e setores de unidade. “Essas ações refletem nosso compromisso contínuo com a acessibilidade e também orientarão nossas futuras ações,” completa Aline.
Além de apresentar as contribuições dos últimos dois anos, o relatório reforça a necessidade de uma abordagem integrada para a agenda de acessibilidade em toda a estrutura do Icict. Um dos destaques nesse período foi o projeto de pesquisa Acessibilidade na Prática, do Programa de Indução à Pesquisa e ao Desenvolvimento Tecnológico (PIPDT) do Icict, que teve um papel fundamental ao sistematizar orientações para promover práticas acessíveis nas políticas públicas de comunicação, informação e saúde.
“Com esse projeto, tivemos a chance de conversar diretamente com os funcionários com deficiência, que atuaram como protagonistas na identificação de dificuldades e na formulação de soluções mais acessíveis no Icict. Então, a iniciativa além de fortalecer o compromisso do Icict com a acessibilidade, aproximou nossos colaboradores, alinhando-se aos objetivos do plano quadrienal (2022-2025)”, afirma a pesquisadora Sara Lobato.
O documento pode ser acessado em formato acessível aqui e mais informações podem ser obtidas pelo e-mail acessibilidade.icict@fiocruz.br
Acesse o relatório na íntegra, clicando na imagem acima.
Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.
O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.
Comentar