Icict, IRD France e UnB fazem lançamento do Projeto LMI Sentinela dia 24/09

por
Ascom UnB
,
17/09/2018

Acontece na segunda-feira, 24/09, a partir das 9h, na Sala Multimídia do Icict, o lançamento do Projeto Observatório Transfronteiriço do Meio Ambiente, do Clima e das Doenças Vetoriais – LMI Sentinela – Laboratório Internacional Misto (da sigla em francês, LMI). A abertura, a partir das 9h, será realizada com Rodrigo Correa de Oliveira, vice-presidente de Pesquisa e Coleções Biológicas – VPPCB, da Fiocruz, Rodrigo Murtinho, diretor do Icict/Fiocruz, Pascal Handschumacher, do IRD, UMR SESSTIM e Ilka Vilardo, do Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris)/Fiocruz.

O evento celebra o acordo estabelecido entre a Fiocruz, por meio do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict), com o Institut de Recherche pour le Développement (IRD), da França, e a Universidade de Brasília (UnB). O Laboratório Internacional Misto (LMI) vai promover o intercâmbio de experiências, metodologias e tecnologias voltadas para o monitoramento de doenças transmitidas por vetores na Amazônia, realizado pelos pesquisadores das três instituições. 

O projeto tem por objetivo principal criar sítios sentinela em regiões de fronteira, associados ao Observatório Nacional do Clima e Saúde, para o monitoramento de doenças transmitidas por vetores e processos ambientais, climáticos e demográficos relacionados, além de capacitar estudantes e profissionais nessa área.

O Laboratório vai, inicialmente, acompanhar a situação epidemiológica da malária na fronteira entre o Amapá e a Guiana Francesa. Mas, já existem iniciativas para ampliar este espectro para outras doenças como a dengue, zika e chikungunya, bem como implantar outro sítio sentinela na fronteira entre o estado do Amazonas, a Colômbia e o  Peru.

O LMI Sentinela é coordenado por Christovam Barcellos, responsável pelo Observatório Nacional de Clima e Saúde, do Laboratório de Informação e Saúde (LIS), e vice-diretor de Pesquisa, Ensino e Desenvolvimento Tecnológico, ambos do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde – Icict/Fiocruz, Emmanuel Roux, (IRD/ESPACE-DEV) e Helen Gurgel (Laboratório de Geografia, Ambiente e Saúde - LAGAS/GEA/UnB). Ele reúne pesquisadores, engenheiros e estudantes das três instituições e de laboratórios parceiros e se insere em uma rede de cooperação pluridisciplinar e internacional.

O evento será uma oportunidade para divulgar as atividades em curso do LMI Sentinela, bem como  identificar potenciais parcerias com outras áreas na Fiocruz. Outros seminários de lançamento vêm acontecendo nas três instituições, já tendo ocorrido em julho passado em Montpellier, na França, e o próximo, previsto para ocorrer na Universidade de Brasília (UnB), no dia 25 de setembro. A programação do evento contará com Renaud Marti (IRD/ESPACE-DEV), Valérie Morel (Université d'Arras, Laboratório Discontinuités), Laura Person (CNRS, chargée de coopération Brésil et Cône Sud), Gérard Salem (Université Paris Nanterre), Luisa Iñiguez Rojas (Universidad de la Habana, Cuba), Pascal Handschumacher (IRD, UMR SESSTIM) e Jose Joaquin Carvajal (Colômbia), além dos coordenadores do LMI Sentinela, o diretor do Icict, Rodrigo Murtinho e um membro da presidência da Fiocruz.

O Lançamento tem vagas limitadas e a Sala Multimídia está localizada no 2º andar do prédio do Icict, que fica na Av. Brasil, 4.365, Manguinhos, Rio de Janeiro (RJ).  

 

Serviço

Evento: Seminário de lançamento do Laboratório Internacional Misto  - LMI Sentinela
Data/Horário: 24/09/2018 – 2ª feira, de 9h as 12h
Local: Sala Multimidia – 2º andar do prédio do Icict/Fiocruz – Av. Brasil, 4.365, Manguinhos, Rio de Janeiro (RJ)

 

Créditos:

Imagem: Folder do LMI Sentinela

Cartaz digital: Vera Lúcia Fernandes de Pinho (Ascom/Icict)
 

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Arquivos para download

LMI Sentinela - Observatório Transfronteiriço

Folder do Projeto Observatório Transfronteiriço do Meio Ambiente, do Clima e das Doenças Vetoriais – LMI Sentinela – Laboratório Internacional Misto (da sigla em francês, LMI

Assuntos relacionados

Sítio sentinela transfronteiriço no combate à malária

Oiapoque pelo lado brasileiro, e Saint-Georges-de-L´Oyapock, Camopi e Ouanary, pela Guiana Francesa são as cidades estudadas pelo Sítio

Observatório Clima e Saúde ganha destaque em publicações na OMS e na COP23

Estudo de caso analisado nas publicações enfoca as mudanças climáticas e seus efeitos na saúde

Seminário debate cooperação entre Icict e IRD para criação de sítio sentinela

Evento ocorre nos dias 29 e 30/10, no auditório do INCQS, reúne pesquisadores brasileiros e franceses preocupados com a fronteira Guiana-Amapá

Seminário aponta novos rumos para combate à malária na fronteira Brasil-Guiana Francesa

Parceria entre Icict/Fiocruz e IRD, da França, cria sitio sentinela para a fronteira

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS