Mestrado e Doutorado em Informação e Comunicação em Saúde: Perguntas mais frequentes

por
Assessoria de Comunicação do Icict/Fiocruz
,
13/09/2021

Você sabia que o Programa de Pós-graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS) é, atualmente, o único a oferecer cursos de mestrado e doutorado stricto sensu, de forma interdisciplinar, nessas três áreas do conhecimento? Isso mesmo! Há mais de dez anos, o PPGICS vem sendo um espaço privilegiado para a pesquisa em temas fundamentais para a compreensão de fenômenos contemporâneos da comunicação e da informação com relação direta à saúde e suas definições ampliadas.

Estamos com inscrições abertas para as novas turmas com início em 2022. O prazo se encerra em 23/9, por isso, fizemos uma lista com as perguntas mais frequentes sobre o programa e o processo de seleção para tirar todas as dúvidas dos candidatos interessados nessa reta final.

    Qual o objetivo do PPGICS?

É a formação de pessoal qualificado para o desenvolvimento de atividades de pesquisa e ensino no campo da Informação e Comunicação em Saúde.  

    Quais são as linhas de pesquisa?

São duas: "Produção, Organização e Uso da Informação em Saúde" e "Informação, Comunicação e Mediações em Saúde". A primeira aborda os usos da informação e do conhecimento no campo da saúde coletiva. A segunda estuda as relações entre instituições, profissionais de saúde e de comunicação e a população, em suas diversas formas de organização, em seus processos de produção, circulação e apropriação dos sentidos sociais.

    Quantas vagas são oferecidas?  

O curso oferece, em 2022:  
- Para mestrado, 14 vagas.  
- Para doutorado, 10 vagas.  
 
Há reserva de vagas para candidatos que se declararem como pessoa com deficiência, negros e pardos, e, indígenas (Veja todos os detalhes no edital).

    Os cursos são gratuitos?

Sim, todos os cursos do PPGICS são oferecidos gratuitamente.

    Quem pode cursar?

Podem participar do mestrado pessoas com formação de nível superior em qualquer área do conhecimento.

Para doutorado, é necessário ter obtido grau de mestre.

    Como é o processo seletivo?

A primeira etapa é preencher a ficha de inscrição, disponível no link www.sigass.fiocruz.br. Obs: Ao abrir o site, siga os seguintes links: inscrição > Informação e Comunicação em Saúde -Icict. O acesso à Plataforma Siga somente é possível pelo navegador Internet Explorer.

A segunda etapa envolve o envio dos documentos pessoais e escolares exigidos pelo edital (não deixe de conferir a lista completa nos respectivos editais), além de proposta de pesquisa, carta de apresentação, versão em PDF do currículo acadêmico da Plataforma Lattes e anexos comprobatórios.

Mestrado e Doutorado tem exigências um pouco diferentes em relação ao tipo e formato de proposta de pesquisa, portanto, leia os editais com bastante atenção.

    É preciso ter proficiência em língua estrangeira?

Sim. O PPGICS demanda uma carga de leituras em língua estrangeira. O processo seletivo é composto por prova de língua inglesa. Alguns certificados de certificação internacional serão aceitos, mas há diferentes prazos para a data de obtenção do certificado. Todos os detalhes estão nos editais.

    As provas serão online?

Em  função  da  pandemia da  Covid-19,  excepcionalmente,  todas  as  etapas  do  processo  seletivo  serão realizadas  por  meio  remoto,  pela  plataforma  ZOOM,  exceto  a  prova  de  inglês  que  será  realizada em plataforma  EAD da  empresa responsável.

     As aulas serão presenciais ou online?

O PPGICS é credenciado como Curso Presencial na Capes. Contudo, devido à pandemia de Covid-19, estamos em ensino remoto emergencial enquanto estiverem vigentes recomendações sanitárias nesse sentido. Por esse motivo, em 2022, caso as aulas voltem a ser presenciais, não haverá mais a possibilidade de participação remota nos cursos stricto sensu.

     Ainda tenho dúvidas. Como posso buscar mais informações?

Há mais informações disponíveis no site do programa: https://ppgics.icict.fiocruz.br/ e você pode enviar sua pergunta diretamente à secretaria acadêmica, pelo e-mail: gestac.ppgics@icict.fiocruz.br    

Confira os editais:  

Mestrado 2022

Mestrado 2022 – Candidatos Estrangeiros

Doutorado 2022

Doutorado 2022 – Candidatos Estrangeiros

 

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

Abertas as inscrições para os cursos de mestrado e doutorado 2022, do PPGICS

Estão disponíveis 14 vagas para mestrado e 10 vagas para doutorado. Inscrições devem ser feitas até 23/9

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS