Prevenção, cuidado e memória em julho no Programa VideoSaúde

por
VideoSaúde (Divulgação)
,
05/07/2022

O dia 06 de julho é marcado como Dia Mundial das Zoonoses para alertar a população sobre as doenças que são transmitidas de animais para humanos. Tratando sobre o tema, o Programa VideoSaúde traz conteúdo com acessibilidade em Libras em “Esporotricose”. Ainda, “Habita-me se em ti transito" reflete a luta pelo direito à moradia de pessoas em situação de rua. No programa especial, "Hermanos, o Brasil na resposta humanitária à crise venezuelana" a situação de imigrantes e refugiados venezuelanos amparados pelo Projeto Acolhida. Não poderiam faltar informativos sobre o impacto da Covid-19 em diferentes situações como na obesidade, preparação de alimentos, asma e outras doenças respiratórias.

Além de um leque repleto de informações sobre patologias, a programação também aborda temas sensíveis como um debate sobre o parto natural e humanizado e a cesárea em “O canto da floresta” e em “Memória D'alva”, em que dona Maria recobra vivências ao retornar a sua cidade natal após três décadas.

O Programa VideoSaúde vai ao ar toda segunda-feira, às 22h30min, no Canal Saúde.

04/07, segunda-feira, 22h30min - Esporotricose | tradução em Libras

A esporotricose é a micose subcutânea mais comum no Brasil e na América Latina. Depoimentos de pesquisadores, médicos, pacientes e veterinários esclarecem a transmissão, os sintomas, o diagnóstico, o tratamento e a epidemiologia da doença e relatam a epidemia que acontece no Rio de Janeiro, a maior já registrada em toda a história desta zoonose.

Reprises:
06/07, quarta, às 22h30min
08/07, sexta, às 22h30 min
10/07, domingo, às 21h30 min

11/07, segunda-feira, 22h30min - PGM 545 - O canto da floresta | Asma e a Covid-19 | Ar

O canto da floresta

Apesar das tentativas de culturalização pelo homem branco, a população indígena ainda vem realizando o parto natural, passando seus conhecimentos através de gerações e garantindo que suas crianças venham ao mundo de forma humanizada e nos braços de suas avós.

Asma e a Covid-19

Pessoas asmáticas, que não estão com a doença controlada por medicamentos, podem desenvolver o quadro grave da Covid-19, caso sejam infectadas. A pesquisadora Karla Morganna, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, fala sobre a doença que afeta cerca de 10% da população brasileira.

Ar

O documentário traz a visão da cineasta, internada com Covid-19, em uma cama de hospital.

Reprises:
13/07, quarta, às 22h30min
15/07, sexta, às 22h30min
17/07, domingo, às 21h30min

18/07, segunda-feira, 22h30min - Memória D'alva | Preparação de alimentos e a Covid-19 | Obesidade e a Covid-19 

Memória D'alva

Após 30 anos, numa viagem de volta ao Ceará, Maria faz um inventário de sua memória. Uma memória d'alva, uma memória d'água, uma narrativa de si mesma, de memórias lembradas, de memórias esquecidas.

Preparação de alimentos e a Covid-19

O microbiologista Marco Miguel, da UFRJ, fala sobre medidas de prevenção que devem ser tomadas para o preparo dos alimentos pois, durante a pandemia de Covid-19, a produção e comercialização de alimentos requer atenção redobrada para evitar a contaminação com o vírus.

Obesidade e a Covid-19

Médicos e cientistas alertam que a obesidade é um fator de risco para o desenvolvimento do quadro grave da Covid-19 e de óbitos pela doença. Matheus Santos, mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas, fala sobre o impacto da obesidade e sobrepeso durante a pandemia.

Reprises:
20/07, quarta, às 22h30min
22/07, sexta, às 22h30min
24/07, domingo, às 21h30min

25/07, segunda-feira, 22h30min | Habita-me se em ti transito

Os vícios do álcool, do crack e de outras drogas, a prostituição, a fome, a violência além de outras questões de vulnerabilidade de pessoas em situação de rua, parcela marginalizada da sociedade, são abordados em conversas com pessoas cujas histórias cotidianamente habitam e transitam os espaços urbanos.

Reprises:
27/07, quarta, às 22h30min
29/07, sexta, às 22h30min
31/07, domingo, às 21h30min

26/07, terça-feira, 23h - Programa VideoSaúde Especial - Hermanos, o Brasil na resposta humanitária à crise venezuelana

Construído por meio de relatos de migrantes, refugiados, oficiais do exército, voluntários e agentes humanitários, o vídeo retrata a força-tarefa de acolhimento a milhares de venezuelanos no Estado de Roraima e em Manaus, com a Operação Acolhida. Vozes que compõem este documentário se entrelaçam formando um grande mosaico de pessoas que sonham um futuro melhor onde haja menos fronteiras de divisão e mais pontes união.

Reprise:  28/07, quinta-feira, às 23h

 

 

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

VideoSaúde e UnB organizam mostra de filmes da 74ª Reunião Anual da SBPC

Evento acontece em julho; documentários integram o acervo da Plataforma de Filmes em Acesso Aberto da VideoSaúde

Em julho, a VideoSaúde apresenta documentários no Canal Futura

‘Meia Lua Falciforme’, ‘Rey, em defesa da vida’, ‘Crack repensar’ e ‘Saúde em trânsito’ são os quatro filmes que serão exibidos

Plataforma de Filmes da Fiocruz chega a 160 obras

Filmes estão disponibilizados em acesso aberto. Lançamento marca aniversário da VideoSaúde (20/5)

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS