Publicidade governamental para a Aids e rBLH são temas de defesas no PPGICS

por
Graça Portela
,
26/05/2015

Duas defesas movimentam o Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS/Icict/Fiocruz). Na sexta-feira, 29/5, às 13h30, Marcelo Alves defenderá a dissertação de mestrado “Publicidade governamental de utilidade pública em saúde: configuração do circuito das práticas de produção na realização de uma campanha publicitária pelo Ministério da Saúde”, que foi orientada por Janine Cardoso (PPGICS). No dia 3/6, às 9h, será a vez de Mariana Simões defender a tese de doutorado intitulada “O Capital Social da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano sob a Perspectiva Informacional”, orientada por João Aprigio Guerra de Almeida, coordenador da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano e do Programa Ibero-Americano de Bancos de Leite Humano.

Marcelo Alves apresentará à banca, formada por Kátia Lerner (PPGICS), Elisa Reinhardt Piedras, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Asdrubal Sobrinho, da Universidade de Brasília (UnB) e Áurea Pitta, da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp)/Fiocruz, seu trabalho que enfocou os processos de desenvolvimento da publicidade governamental de utilidade pública em saúde para a campanha Aids 2014, realizada pelo Ministério da Saúde. O mestrando do PPGICS ouviu publicitários, gestores públicos, ativistas e profissionais de saúde, além de realizar pesquisa documental com materiais normativos e técnico-administrativos. Como resultado de sua pesquisa, Marcelo Alves afirma “os achados indicaram a existência no circuito configurado de lógicas prevalentes como a normativa, a publicitária e a organizacional, ao mesmo tempo em que a lógica da saúde, esperada como de maior relevância, mostrou-se sub-representada frente à expectativa existente; sobretudo na perspectiva do conceito de saúde ampliada, norteador de nosso modelo de atenção nacional”.

Já Mariana Simões enfocou a maior e mais bem estruturada rede de bancos de leite humano do mundo, a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH-BR), buscando conhecer o lugar da informação através das dimensões estrutural, relacional e cognitivo de seu capital social. A doutoranda utilizou-se de entrevistas com os coordenadores de Centros de Referência Estaduais de Bancos de Leite Humano (CREs) e membros da Comissão Nacional em Bancos de Leite Humano (CN). Seus resultados apontam para a identificação da presença de vínculos de associação entre todos os atores da rBLH-BR e que o fluxo de informação mostra que a Rede “encontra-se altamente interconectada”. Segundo Mariana Simões, há uma linguagem comum gerada a partir da padronização e do acesso à informação. “O intenso compartilhamento de informações entre os atores da rBLH-BR foi evidenciado pela coesão mapeada através do fluxo de informação na dimensão estrutural, confirmado pela presença de vínculo de associação, e revalidado pela presença de uma linguagem comum existente na rede.”

A banca que analisará a tese de doutorado de Mariana Simões é composta por Paula Xavier e Adriana Kelly Santos, ambas do PPGICS; Angélica Baptista Silva, do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz); e Lecy Consuelo Rocha Neves, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

As defesas serão realizadas na sala 213 do Prédio da Expansão do Campus da Fiocruz, na Avenida Brasil, 4.036, Manguinhos, Rio de Janeiro. Outras informações podem ser obtidas na Gestão Acadêmica do Icict, pelo telefone 3882-9033 ou pelo e-mail gestao.ppgics@icict.fiocruz.br

 

Acompanhe o Icict/Fiocruz nas redes sociais:
Twitter: @Icict_Fiocruz
Facebook: facebook.com/fiocruz.icict

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS