Rede BLH do Brasil encerra semana de eventos em Brasília

por
Cristiane d'Avila
,
25/10/2012

Na sexta-feira (26/10), a coordenação da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano encerra uma semana de eventos com a inauguração, pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, do complexo materno-infantil do Hospital Regional de Sobradinho, no Distrito Federal. O ponto alto do evento será a certificação dos centros de referência estaduais para bancos de leite humano no Plano Nacional de Qualidade da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano e do Programa Ibero-americano de Bancos de Leite Humano. Ainda nesta sexta-feira, será inaugurado o Disque- Doação, no DF. A partir desta data, a mãe interessada em doar o leite poderá fazer o cadastro no telefone 160, opção 4, para agendar uma visita de um agente dos Bombeiros e realizar a coleta domiciliar.

Além disso, a cerimônia contará com a presença das estrelas da campanha de Mobilização pela Criação do Dia Mundial de Doação de Leite Humano do Ministério da Saúde, Maria Paula e a pequena Julia Vitória, receptora do leite doado pela atriz quando ela amamentava seu filho Felipe, há quatro anos. Na parte da tarde, na Câmara Legislativa do DF, o deputado Wasny de Roure presidirá a sessão solene para oficializar o projeto de lei Nº 1052, alusivo à criação da Semana de Doação de Leite Humano nas Unidades Federadas da Região do Centro-Oeste.

A atividade é a última de uma intensa agenda de eventos organizada pela coordenação da rBLH-BR, iniciada na segunda-feira. Na quinta-feira (25/10), representantes dos 16 bancos de leite humano do DF participaram do seminário “Compreendendo e construindo a autossuficiência de leite humano em Brasília”, em que relataram suas experiências no cotidiano da gestão de bancos de leite humano públicos e privados.
Ao final de um dia de troca de experiências e emoção, todos compartilhavam uma certeza: capacitação, investimento tecnológico, pesquisa e muito, muito trabalho em equipe fizeram de Brasília, capital federal, a única cidade do mundo que coleta leite humano suficiente para atender todos os bebês prematuros e de baixo peso internados nas Unidades de Terapia Intensiva Neonatais (UTIs) dos hospitais da região.

A atividade faz parte do cronograma de eventos organizados pela rBLH-BR em que se debateu a qualidade e o acesso ao leite humano oferecido a bebês prematuros, em todos os hospitais brasileiros, realizada de 22 a 26/10 em Brasília. Em comum a todos os palestrantes, a dificuldade em dispor de recursos técnicos, humanos e financeiros, a luta para conseguir instituições parceiras, o esforço para aumentar a doação de leite. Por outro lado, relatos de motivação, união e solidariedade confirmam que o empenho para garantir acesso e segurança alimentar e nutricional aos bebês que recebem leite humano doado, compensa o esforço para a superação de qualquer obstáculo.
 

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

rBLH-BR - Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano

RedeBLH: Conectividade em busca de conhecimento

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS