Seminário "Economia global e Complexo da Saúde: horizontes pós-pandemia"

por
Bel Levy (Saúde Amanhã)
,
24/03/2021

As consequências  da atual crise sanitária na economia global, seus impactos sobre a economia brasileira e as transformações tecnológicas, econômicas e sociais no pós-pandemia estarão em debate no seminário on-line “O Brasil depois da pandemia: horizontes econômicos no mundo e no Brasil e o Complexo da Saúde”, dia 29 de março, das 10h ao meio-dia. O evento é promovido pela iniciativa Brasil Saúde Amanhã, no contexto da Estratégia Fiocruz para a Agenda 2030, e será transmitido pela VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz. Assista em www.saudeamanha.fiocruz.br 

Sob moderação do coordenador executivo da iniciativa Brasil Saúde Amanhã, o pesquisador José Carvalho de Noronha, os cenários futuros para a economia global e nacional e o sistema produtivo da Saúde serão discutidos por três economistas: Carlos Medeiros, professor do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Pedro Rossi, professor do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e  pesquisador do Centro de Estudos de Conjuntura e Política Econômica (CECON); e Carlos Gadelha, coordenador das Ações de Prospecção da Fiocruz e líder do grupo de pesquisa em Desenvolvimento, Complexo Econômico e Industrial e Inovação em Saúde (GIS) da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz). A abertura do evento será conduzida pelo sanitarista Paulo Gadelha, coordenador da Estratégia Fiocruz para a Agenda 2030.
Carlos Medeiros e Pedro Rossi apresentarão os resultados dos Textos para Discussão produzidos para a iniciativa Brasil Saúde Amanhã. O professor da UFRJ abordará tendências e movimentos sobre a evolução da economia global e o pesquisador do CECON ilustrará cenários macroeconômicos em meio às incertezas futuras. Gadelha, por sua vez, comentará a chamada “versão 4.0” do Complexo Econômico e Industrial da Saúde (CEIS), a partir de artigo publicado este mês no periódico Cadernos do Desenvolvimento.

Programação

Mudanças e continuidade na economia global nas próximas décadas e os desafios para os países em desenvolvimento - Carlos Medeiros, professor titular do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) 

O Brasil do Futuro: incertezas críticas e cenários econômicos para as próximas duas décadas - Pedro Rossi, professor do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pesquisador do Centro de Estudos de Conjuntura e Política Econômica (CECON)

O Complexo Econômico-Industrial da Saúde 4.0: por uma visão integrada do desenvolvimento econômico, social e ambiental - Carlos Gadelha, coordenador das Ações de Prospecção da Fiocruz e líder do grupo de pesquisa em Desenvolvimento, Complexo Econômico e Industrial e Inovação em Saúde (GIS) da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz)

SERVIÇO

Seminário on-line “O Brasil depois da pandemia: horizontes econômicos no mundo e no Brasil o Complexo da Saúde”
29 de março (segunda-feira) | Das 10h ao meio-dia
Transmissão ao vivo pelo canal da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz no YouTube
Assista em saudeamanha.fiocruz.br

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS