">
Imagem: Médico explicando diagnóstico a paciente - Pxhere.com - Creative Commons (CC)
As perspectivas para o trabalho em saúde após a pandemia de Covid-19 são tema do próximo seminário da iniciativa Brasil Saúde Amanhã, que acontece dia 12 de julho, das 10h ao meio-dia, com transmissão ao vivo pelo canal da VideoSaude Distribuidora da Fiocruz no YouTube. Intitulado “O Brasil depois da pandemia: transformações do trabalho em saúde”, o evento lançará três novos Textos para Discussão, que serão publicados em acesso aberto no portal Saúde Amanhã. Assista em www.saudeamanha.fiocruz.br.
No TD 63 – O futuro do trabalho: entre novidades e permanências, Henrique Amorim e Rafael Grohmann discutem a relação entre a novidade e a permanência no que se refere às transformações de cunho tecnológico, científico e gerencial que já impactam e tendencialmente impactarão o futuro do trabalho. Os autores percorrem as transformações nos processos produtivos, os conceitos de empreendedorismo e neoliberalismo, a plataformização do trabalho, a financeirização da produção e o futuro prospectivo do trabalho.
As reflexões de Francisco Eduardo Campos, Maria Helena Machado, Renato Penha de Oliveira Santos e Alexandre Oliveira Telles sobre o mercado de trabalho em saúde são apresentadas no TD 64 – Profissões e Mercado de Trabalho em Saúde: perspectivas para o futuro. Os pesquisadores descrevem as mudanças recentes na prática profissional, analisam a formação médica e a experiência do Programa Mais Médicos e discutem perspectivas para os próximos 20 anos.
De autoria de Francisco Campos, Luiz Carlos Lobo e Alysson Lemos, o TD 65 – Formação de Recursos Humanos no Século 21 aborda as mudanças na formação dos profissionais de saúde e propõe três paradigmas educacionais para a formação de recursos humanos em saúde, considerando os desafios dos tempos atuais.
Por fim, a partir de estudos recentes do projeto “Implicações das tecnologias digitais para os sistemas de saúde”, desenvolvido pela iniciativa Brasil Saúde Amanhã com apoio da Estratégia Fiocruz para a Agenda 2030, problematizará os impactos da “transformação digital” sobre a organização do trabalho e a oferta de serviços na saúde.
Abertura: Paulo Gadelha
Coordenador da Estratégia Fiocruz para a Agenda 2030
Moderação: José Noronha
Coordenador executivo da iniciativa Brasil Saúde Amanhã (Fiocruz)
Henrique Amorim, professor de Sociologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Maria Helena Machado, pesquisadora titular da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Recursos Humanos em Saúde (NERHUS) e do ObservaRH-Ensp.
Francisco Campos, pesquisador da Fiocruz Minas, especialista em Políticas de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Leonardo Castro, pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz) e coordenador da iniciativa Brasil Saúde Amanhã
Evento: Seminário on-line “O Brasil depois da pandemia: transformações do trabalho em saúde”
Dia: 12/7 - Segunda-feira | Horário: 10h ao meio-dia
Transmissão ao vivo: Canal da VideoSaude Distribuidora da Fiocruz no YouTube - https://www.youtube.com/videosaudedistribuidoradafiocruz
Assista em: saudeamanha.fiocruz.br
Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.
O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.
Comentar