VideoSaúde: Programação de junho destaca meio ambiente, Fiocruz Bahia e Covid-19

por
VideoSaúde (Divulgação)
,
02/06/2022

Arte: Valter Bispo (Multimeios/Icict/Fiocruz)

Em referência ao Dia Mundial do Meio Ambiente, 05/06, a VideoSaúde apresenta na programação de junho documentários relacionados ao tema: a preservação das áreas de vegetação e recursos hídricos em "Projeto plantando educação, colhendo cidadania”; o monitoramento de mamíferos com o objetivo de avaliar o impacto que o turismo agrega às regiões florestais em “Peruaçu” sobre e a agricultura urbana e os benefícios que a participação em hortas comunitárias podem trazer para as escolas e para a comunidade em  “Saindo da caixinha”. 

Evidenciando suas principais pesquisas, a segunda parte de vídeos de “A pesquisa na Fiocruz Bahia” mostra os estudos feitos na instituição que explicam a Leishmaniose, Leishmaniose canina, Zika congênita e Zika: Guillan-Barré e outras síndromes. 

Fornecendo apoio remoto psicológico e práticas integrativas para profissionais de Saúde que atuam contra a Covid-19, o vídeo “Rede cuidar: narrativas de um projeto colaborativo” revela como o projeto foi elaborado e o funcionamento nos primeiros meses de pandemia. O Programa VideoSaúde Especial, que vai ao ar toda última terça-feira do mês, às 23h, transmitirá o longa-metragem “Saúde sem máscara”, que acompanha trabalhadores do SUS municipal contando suas condições de enfrentamento à pandemia.

O Programa VideoSaúde vai ao ar toda segunda-feira, às 22h30min, no Canal Saúde.

06/06, segunda-feira, 22h30min - Projeto plantando educação, colhendo cidadania | Peruaçu 

Projeto plantando educação, colhendo cidadania

Acompanhando o projeto do Instituto Biotrópicos, o filme mostra a qualificação de professores das escolas públicas nos arredores dos rios Jequitinhonha e Mucuri, em Minas Gerais, que reflete sobre a conservação das remanescentes de vegetação e recursos hídricos.

Peruaçu 

O documentário mostra um pouco das belezas do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, no norte de Minas Gerais, e conta sobre o projeto de monitoramento de mamíferos desenvolvido na região desde 2007 pelo Instituto Biotrópicos.

Reprises:
08/06, quarta, às 22h30min
10/06, sexta, às 22h30min
12/06, domingo, às 21h30min

13/06, segunda-feira, 22h30min - Saindo da caixinha

O documentário aborda a temática da agricultura urbana e os benefícios que a participação em hortas comunitárias podem trazer para as escolas, comunidades e os espaços de socialização, demonstrando resultados na vida e na saúde das pessoas envolvidas.

Reprises:
15/06, quarta, às 22h30min
17/06, sexta, às 22h30min
19/06, domingo, às 21h30min

20/06, segunda-feira, 22h30min - Rede Cuidar: narrativas de um projeto colaborativo

O vídeo narra como foi criada a Rede Criar Enfermagem e o seu funcionamento durante os primeiros meses de pandemia no Brasil. A Rede Cuidar Enfermagem, que se tornou, depois, a Rede Cuidar Saúde, é um projeto criado em Pernambuco, que deu apoio remoto em psicologia e práticas integrativas e complementares em saúde aos profissionais que estão na linha de frente dos hospitais e unidades de saúde.

Reprises:
22/06, quarta, às 22h30min
24/06, sexta, às 22h30min
26/06, domingo, às 21h30min

27/06, segunda-feira, 22h30min - A Pesquisa na Fiocruz Bahia - Parte II

A segunda parte é composta por quatro vídeos: "Leishmaniose - Pesquisas para enfrentamento” com o pesquisador Manoel Barral, da Fiocruz Bahia, falando sobre a doença e fazendo um panorama das pesquisas em Leishmaniose, os estudos realizados na instituição e os principais desafios; em "Leishmaniose canina”, a pesquisadora da Fiocruz Bahia, Deborah Fraga, aborda a Leishmaniose em cães e os estudos desenvolvidos em áreas endêmicas; em "Zika: síndrome congênita”, a pesquisadora Isadora Siqueira comenta as pesquisas desenvolvidas pela Fiocruz Bahia sobre a Síndrome Congênita do Vírus da Zika, como atinge os bebês que são acometidos pela enfermidade e quais foram os resultados dos estudos e em "Zika: Guillan-Barré e outras síndromes”, a pesquisadora Isadora Siqueira fala sobre os estudos desenvolvidos pela Fiocruz Bahia sobre a Síndrome de Guillan-Barré e outros danos causados pelo vírus Zika em adultos e crianças. 

Reprises:
29/06, quarta, às 22h30min
01/07, sexta, às 22h30min
03/07, domingo, às 21h30min

28/06, terça-feira, 23h - Programa VideoSaúde Especial: Saúde sem máscara

Trabalhadores do SUS municipal relatam as condições de enfrentamento à pandemia. O filme é um produto da pesquisa “Monitoramento da Saúde, acesso à EPIs de técnicos de enfermagem, agentes de combate às endemias, enfermeiros, médicos e psicólogos, no município do Rio de Janeiro em tempos de Covid-19", coordenada por professoras e pesquisadoras da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz). 

Reprise:  30/06, quinta-feira, às 23h

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

Plataforma de Filmes da Fiocruz chega a 160 obras

Filmes estão disponibilizados em acesso aberto. Lançamento marca aniversário da VideoSaúde (20/5)

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS