“Vozes da saúde - as experiências da IdeiaSUS Fiocruz” ganha relatos sobre controle social

por
VideoSaúde Divuvlgação & IdeiaSUS Divulgação
,
11/08/2023

Na pequena Parnaíba, no Piauí, uma unidade básica de saúde quer ouvir e incentivar seus usuários a ampliar a participação nas rotinas e prioridades do serviço pelo ponto de vista de quem é paciente e morador do território; No Amazonas, uma comunidade do povo Kokoma discute formas de ampliar a participação e o controle social em seu território levando em conta as particularidades e cultura coletivas. 

Mulheres podem participar mais ativamente da condução do SUS? No Rio Grande do Sul, uma prática acha que sim e aposta na formação qualificada; Em Guarulhos, São Paulo, Maria da Conceição e Vera são protagonistas de luta, memórias vivas, de ações que colocam as pessoas no centro das decisões sobre temas de saúde locais;  E lá de uma das pontas extremas do mapa do Brasil, em Rondônia, vem uma experiência rica e potente de formação de conselheiros de saúde.

Controle e participação social são o foco de novos episódios da websérie “Vozes da Saúde – as experiências da IdeiaSUS”, uma parceria da VideoSaúde-Icict com a Plataforma Colaborativa IdeiaSUS da Fiocruz. A websérie pode ser assistida clicando na imagem abaixo ou no link: https://bit.ly/VozesdaSaudeExperienciasdaIdeiaSUS

Conhecendo o Controle Social: Formação junto à Comunidade Indígena Nova Esperança Kokama, Amazonas

Relator: Ailton dos Santos Aparicio, residente em Manaus (AM), funcionário público, técnico de enfermagem, psicólogo e coordenador de Serviço Social do Conselho Indígena Kokama da Amazônia (ŸTKA), como entidade do movimento indígena.

“Com crença e luta o SUS se faz”: construção do direito à participação social e possibilidades de escuta dos usuários de uma unidade básica de saúde do município de Parnaíba (PI)

Relatora: Amanda Fernanda Damasceno, psicóloga especialista em saúde da família, na modalidade residência multiprofissional, pós-graduada em psicologia social e comunidades.

Roda de Conversa “O que tem a ver a mulher e o SUS?”, Rio Grande do Sul

Relatoras: Bárbara Izabelita Cordeiro do Vale, fisioterapeuta formada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e residente no Programa de Residência  Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúde com ênfase em Saúde da Família pela UFSM. Júlia Oliveira Silveira, estudante da graduação em enfermagem da Universidade Franciscana, estagiária na Secretaria da Saúde no município de Restinga Seca (RS).

SUS: luta e resistência em Guarulhos, São Paulo

Relatoras: Maria da Conceição Tardim, assistente social e teóloga, integrante do Fórum Leito é Direito e do Fórum Permanente de Saúde, usuária do SUS.
Vera Aparecida dos Santos, assistente social, especialista em Políticas Públicas, Direitos Humanos e Prevenção à Violência Sexual, funcionária pública, membro do Fórum Permanente de Saúde, usuária do SUS. 

Oficina de multiplicação do 2º ciclo de oficinas para lideranças de movimentos sociais e conselheiros (as) de saúde, Rondônia

Relatoras: Sirlene Honoria Pinto, trabalhadora rural no município de Novo
Horizonte do Oeste (RO), secretária de Políticas Sociais na Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do estado de Rondônia (FETAGRO) e presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Novo Horizonte do Oeste, conselheira estadual de saúde, representando o segmento de usuários.

Elzilene do Nascimento Pereira, mãe e avó, trabalhadora rural do município de Presidente Medici (RO), presidente do Conselho Estadual de Saúde de RO, em 2019, e atual presidente da CUT RO e conselheira estadual de saúde.

As práticas são relatos de experiências feitos apresentados na Roda de debate pré-conferência nacional de saúde, organizada pela ideiaSUS e o Conselho Nacional de Saúde. O evento foi organizado pelo IdeiaSUS/Fiocruz e o Conselho Nacional de Saúde (CNS). Para assistir o vídeo na íntegra, veja abaixo: 

 
 

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

VideoSaúde: em agosto, no Canal Saúde mitos e verdades sobre o autismo

Outros temas explorados pela programação são igualdade racial, agricultura urbana, doenças congênitas, zoonoses e arborivores

Documentários sobre práticas de saúde no SUS  no Canal Futura

Programação da VideoSaúde comemora o Dia Nacional da Saúde e traz iniciativas e história da Saúde

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS