A Editoria Científica é o setor do Icict responsável por publicações no campo interdisciplinar que reúne comunicação, informação e saúde. Tem por missão ampliar e fortalecer o debate e a reflexão em torno desse campo, por meio de publicações de caráter científico.
O produto mais antigo da Editoria Científica é a RECIIS, o periódico científico do Instituto, publicado desde 2007, em acesso aberto diamante. É conceituado como A3 no Qualis, sistema brasileiro de avaliação de periódicos. A RECIIS foi a primeira revista científica da Fiocruz exclusivamente eletrônica e utilizando software livre.
Outros produtos se somam à Editoria Científica atualmente: a Porto Livre, uma plataforma on-line para livros em acesso aberto editados por universidades, centros de pesquisa, editoras, movimentos sociais e ONGs. Já a Portinho Livre agrupa obras voltadas para crianças e adolescentes que apresentem temas relacionados à ciência, saúde pública e cidadania.
Pelo selo Edições Livres, são publicadas obras inéditas que promovam o diálogo interdisciplinar entre saúde coletiva, ciências sociais, comunicação e informação, além de títulos já esgotados ou indisponíveis na internet, relevantes para o pensamento social brasileiro, que formam a Coleção Memória Viva.

