Sobre
Parte do projeto 'Diálogo Sul-Sul de Comunicação e Saúde', a roda de conversa 'Comunicação e produção do comum desde a América Latina' é uma aula aberta do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS/Icict).
O projeto tem como objetivo reunir pesquisadores e ativistas, para conhecimento de experiências em territórios, no contexto do Sul Global.
A mediação será da pesquisadora do Laboratório de Comunicação e Saúde (Laces), Pâmela Araujo Pinto, também professora do PPGICS.
Amaranta Cornejo Hernández
"Compartilhar algumas reflexões sobre como a comunicação, enquanto processo político, contribui para reproduzir a produção do comum. Para isso, retomarei algumas propostas teóricas acerca do que entendemos por produção do comum a partir da comunicação, e a disputa de algumas ferramentas comunicacionais como bens comuns. Em segundo lugar, uma vez expostas minhas reflexões, gostaria de conhecer a forma como o fenômeno da produção do comum, a partir da comunicação, se manifesta no Brasil".
Ivonete da Silva Lopes
"Em perspectiva de direito humano à comunicação, mostra-se a ambivalência das TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação): ampliam acesso à informação, saúde e educação, mas também podem produzir desconexão da vida comunitária e reproduzir desigualdades e violências".