conteúdo principal

Laboratório de Conservação Preventiva de Documentos

Compartilhar: whatsapp X
Ilustração com biblioteca de manguinhos ao fundo e profissionais em atividade de preservação no primeiro plano

O Laboratório de Conservação Preventiva de Documentos (Lacopd) é a instância que gerencia a preservação dos acervos bibliográficos da Rede de Bibliotecas da Fiocruz.

Ele também atua como um centro de conhecimento, pesquisa e divisão de práticas inovadores de conservação, restauro e gerenciamento de riscos de acervo bibliográfico impresso. 

A proteção do acervo assegura que o passado continue a dialogar com o presente e inspire o futuro.

Além de preservar a integridade física dos materiais impressos, sua missão também inclui: promover a longevidade desses materias e garantir o acesso seguro a eles.

A proteção é necessária porque o acervo bibliográfico impresso reúne o patrimônio histórico e científico acumulado pela Fiocruz durante mais e um século.

As Ações do Lacopd extrapolam as fronteiras do laboratório e alcançam todo o território nacional:  

  • Coordenação da preservação na Rede de Bibliotecas da Fiocruz, garantindo a padronização de práticas e a aplicação das melhores técnicas.  
  • Capacitação e difusão de conhecimento por meio de palestras, cursos, treinamentos, oficinas e eventos técnicos que formam novos profissionais da área.  
  • Visitas técnicas regulares às bibliotecas da Rede da Fiocruz para avaliar condições ambientais, orientações técnicas, laudos técnicos, para orientar intervenções e apoiar as gestões de preservação.  
  • Cooperação técnica com atendimento institucional com consultarias em treservação para às instituições públicas de ensino, cultura e de saúde, ampliando o impacto do trabalho do Lacopd e da Fiocruz na sociedade brasileira.  
  • Elaboração de planos e diretrizes de conservação preventiva e gerenciamento de risco que servem como guias estratégicos para a Rede de Bibliotecas.  
Texto antes do destaque

Conheça o Lacopd

Institucional

O Lacopd está ligado à Gestão de Acervos Bibliográficos (Gestab) e foi validado pela política de Preservação de Acervos Científicos e Culturais da Fiocruz, de 2018, como responsável pela Gestão de Preservação dos Acervos Bibliográficos da Rede de Bibliotecas de Fundação.

Sua importância pode ser destacada em três dimensões:

  • Institucional: garante a memória científica e histórica da Fiocruz, instituição centenária essencial para a saúde pública brasileira;
  • Cultural: contribui para a preservação de livros e documentos raros e históricos que ultrapassam a fronteira da ciência e se tornam parte da identidade cultural do país;
  • Nacional: atua como centro de referência, formando profissionais e colaborando com outras instituições, ajudando a estruturar políticas de preservação documental no Brasil.