conteúdo principal

Retratos da reforma psiquiátrica brasileira - 2º episódio: Paracambi/RJ

A websérie de três episódios é uma produção do Núcleo de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas (Nusmad) da Fiocruz Brasília, em parceria com a TV Pinel, sobre a trajetória de ex-internos do sistema psiquiátrico que narram suas histórias e recriam suas vidas em liberdade.

No 2° episódio ex-internos da Clínica Dr. Eiras, em Paracambi, recriaram a vida em liberdade por amores possíveis. Oscar e Andreia, cariocas de cerca de 50 anos, não têm quase memória do passado e nem sabem quanto tempo permaneceram internados. Perderam contato com suas famílias e hoje vivem juntos o amor na própria casa, uma residência assistida de Paracambi. Assistem TV juntos e vivem a tranquilidade de cuidar um do outro. Zélia, capixaba que foi internada adolescente, também não sabe quanto tempo permaneceu em instituições, mas saiu da clínica pelas mãos da cuidadora Nazaré, que a adotou e acolheu em sua família até a morte de Zélia em 2020, aos 60 anos. Na casa de sua nova família, ela escolheu os móveis do quarto e a cor da parede. Zélia sentia saudades do mar, gostava de conversa, lavar louça e tinha sorriso fácil.

A obra faz parte do projeto Memórias da Saúde Mental: Cultura, Comunicação e Direitos Humanos e da pesquisa de Avaliação do Programa de Volta para Casa. É também a primeira peça da Instalação Multimídia Morar em Liberdade, Circuito 2020-21, que parte da luta de resistência pelo direito à cidade e à comunicação, com histórias reveladoras da humanidade que a Reforma Psiquiátrica apostou e construiu no Brasil.

produção: Fiocruz Brasília / TV Pinel
direção e roteiro: Fernanda Severo, João Aranha e Vera Roçado
direção de fotografia: João Aranha
produção: Vera Roçado, João Aranha, Fernanda Severo, Radilson Carlos Gomes e Marcelo Valle
captação de imagem e som direto, edição e finalização: João Aranha
ano de produção: 2020