conteúdo principal

Retratos da reforma psiquiátrica brasileira - 3° episódio: Barbacena/MG

A websérie de três episódios é uma produção do Núcleo de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas (Nusmad) da Fiocruz Brasília, em parceria com a TV Pinel, sobre a trajetória de ex-internos do sistema psiquiátrico que narram suas histórias e recriam suas vidas em liberdade.

No terceiro episódio os ex-internos do Hospital Colônia de Barbacena, um dos piores manicômios brasileiros, onde morreram cerca de 60 mil pessoas, mostram que a fé na vida é motor para recriar o viver e morar em liberdade. Rosalina, mineira de quase 70 anos, foi internada aos 14 por se defender de uma tentativa de estupro e teve uma filha enquanto estava no hospital, que foi dada em adoção. Viveu anos em uma Residência Terapêutica e hoje mora em sua própria casa, onde em um lugar especial está o retrato da filha, que reencontrou após 14 anos. Adelino, piauiense de quase 80 anos, e Nilta, mineira de quase 70, foram internados muito jovens e começaram a namorar ainda no hospital. Planejavam casar e se cuidavam e viveram em Residências Terapêuticas. Em 2005 se casaram e hoje moram em liberdade em uma casa só deles. Gostam de viajar, assistir à missa pela TV e receber os amigos

A obra faz parte do projeto Memórias da Saúde Mental: Cultura, Comunicação e Direitos Humanos e da pesquisa de Avaliação do Programa de Volta para Casa. É também a primeira peça da Instalação Multimídia Morar em Liberdade, Circuito 2020-21, que parte da luta de resistência pelo direito à cidade e à comunicação, com histórias reveladoras da humanidade que a Reforma Psiquiátrica apostou e construiu no Brasil.

produção: Fiocruz Brasília / TV Pinel
direção e roteiro: Fernanda Severo, João Aranha e Vera Roçado
direção de fotografia: João Aranha
produção: Vera Roçado, João Aranha, Fernanda Severo, Radilson Carlos Gomes e Marcelo Valle
captação de imagem e som direto, edição e finalização: João Aranha
ano de produção: 2020