conteúdo principal

Preparing for the 2025 dengue season: insights from predictive models

Em 2024, um número excepcional de casos de dengue foi registrado em todo o mundo. No Brasil, a doença se espalhou para regiões do sul e altitudes mais elevadas, onde não haviam sido registrados surtos anteriormente, com taxas de incidência muito superiores às dos anos anteriores. O Infodengue é um sistema de alerta precoce para dengue e chikungunya no Brasil, liderado pela Fiocruz e pela FGV, e apoiado pelo Ministério da Saúde do Brasil.
Em junho de 2024, o Infodengue (https://info.dengue.mat.br/) lançou um sprint de previsão de dengue visando a temporada de 2025. O objetivo era padronizar o treinamento de modelos preditivos para desenvolver um conjunto de previsões para a dengue no Brasil. O desafio incorporou dez metas de teste, incluindo dois anos e cinco estados, e foi realizado pela plataforma de código aberto Mosqlimate. Seis equipes participaram do sprint, produzindo modelos usando uma variedade de métodos, desde abordagens bayesianas até técnicas de aprendizado de máquina. Os modelos foram testados e pontuados e, posteriormente, incluídos em um modelo de previsão de conjunto para 2025, construído pelos organizadores do Sprint.
Neste webinar, compartilhamos os insights obtidos com essa experiência e discutimos como esses métodos podem ser aplicados a outros países. O webinar tem como objetivo: Introduzir o conceito de metodologia de previsão de doenças, ferramentas, benefícios e resultados, incentivando outros a usá-la; Apresentar as previsões de dengue para 2025 no Brasil; Mostrar a integração de modelos de previsão na tomada de decisões para doenças transmitidas por mosquitos.
Rachel Lowe, Professora de Pesquisa do ICREA e Líder do Grupo de Resiliência em Saúde Global no Centro de Supercomputação de Barcelona (BSC), Barcelona, faz a mediação desse evento que conta com os palestrantes:
Claudia Codeço, pesquisadora sênior da Fiocruz, Brasil, fará uma introdução ao sistema de alerta precoce do Infodengue.
Mauricio Santos Vega, professor da Universidad de los Andes, Colômbia, apresentará uma introdução à ciência de previsão de doenças.
Flavio Coelho, Professor Associado da Escola de Matemática Aplicada (EMap), FGV Rio de Janeiro, Brasil, apresentará a iniciativa brasileira de previsão da dengue.
Marcela Santos, Coordenação-Geral de Vigilância de Arboviroses do Ministério da Saúde do Brasil, apresentará a integração de modelos de previsão na tomada de decisões para doenças transmitidas por mosquitos.