conteúdo principal

Desafios para os sistemas de saúde na América Latina pós-pandemia (3º dia)

O Seminário Internacional: Desafios para os sistemas de saúde na América Latina pós-pandemia, realizado de 19 a 21 de fevereiro de 2025, promovido pela Fiocruz, discutirá as reformas em sistemas de saúde na América Latina e os desafios globais pós-pandemia. Serão analisados os casos do Chile, Colômbia, Argentina e México, com foco em financiamento, relações público-privadas, modelo de atenção, acesso e vigilância em saúde. A análise comparativa desses países contribui para a formação de profissionais e estudantes, além de promover reflexões sobre desigualdades regionais, governança global e impactos do capitalismo na saúde, evidenciados pela pandemia de COVID-19. O seminário contará com a participação de convidados internacionais, transmissão simultânea em espanhol e Libras. Mais informações: encurtador.com.br/1ymHc.

Programação Dia 3 – 21/2
Transmissão em portugués/Transmisión en portugués: https://www.youtube.com/live/82BkoPzeTd8
Transmissão em español/Transmisión en español: https://www.youtube.com/live/mcbWO4k8pAE

9h: Mesa 5: O Desafio da Vigilância em Saúde nas Fronteiras no cenário Pós Pandêmico
Carmen Seijas– Encarregada da Área de Vigilância Sanitária da População do Governo do Uruguai (participação remota)
Cristiam Carey Angeles – Coordenador Regional de Malária e OTV – Geresa - Loreto (Peru)
Rodrigo Lins Frutuoso - Oficial Nacional - Coordenação de Vigilância, Preparação e Resposta à Emergências e Desastres da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS)
Sebastián Tobar - Assessor do Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz), ex-coordenador nacional pela Argentina do Mercosul Saúde e do Conselho de Saúde da União de Nações Sul-Americanas (Unasul)
Coordenação: Eduarda Cesse – PPG-SP/IAM/Fiocruz-PE e Andrea Sobral – PPGSPMA/ENSP/Fiocruz