PRIMEIRO ENCONTRO SOBRE PATRIMÔNIOS PERIFÉRICOS
O objetivo é discutir a importância dos estudos e pesquisas acerca dos patrimônios materiais e imateriais das culturas amefricanas que estão presentes na construção e formação do país, levando em conta o apagamento, a sobreposição e/ou apropriação deles pelo processo de colonização e racismo."
Local: Museu da Maré e Auditório do Museu da Vida - Fiocruz.
Datas: 13 e 14/08/2025
PROGRAMAÇÃO
DIA 14/08 – FIOCRUZ
09:30 - 09:30 - Abertura do evento. Mesa composta pela Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação, Assessoria de Relações Institucionais da Fiocruz e Casa de Oswaldo Cruz - COC/Fiocruz e Museu da Maré.
PRIMEIRA MESA:
· Apresentação e mediação da mesa dos pesquisadores: Márcia Lenzi, Educadora e Doutora em Saúde Pública, Fiocruz.
10:00 - A IMPORTÂNCIA DOS LEGADOS MATERIAIS E IMATERIAIS AMEFRICANOS PARA A FORMAÇÃO NA PÓS-GRADUÇÃO ACADÊMICA.
Convidada: Monica Lima e Souza – Diretora-Geral do Arquivo
Nacional.
10:30 – DE POLÍTICAS INSTITUCIONAIS DE EQUIDADE E DIVERSIDADE A UMA PRODUÇÃO ACADÊMICA PLURAL E REPRESENTATIVA.
Convidada: Luciana Heymann – Casa de Oswaldo Cruz, Fiocruz.
11:00 – Roda de debate com os participantes e palestrantes (com o objetivo de fazer uma ponte entre acervos e sua importância para as políticas públicas)
12:00 – Apresentação do Coral da Fiocruz
SEGUNDA MESA
· Apresentação e mediação da mesa dos pesquisadores: Thamires Ribeiro, Mestre em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz.
13:30 – HISTÓRIA PÚBLICA E MARETÓRIOS: A CONSTRUÇÃO DE ACERVOS PARTICIPATIVOS COM COMUNIDADES DE PESCADORES ARTESANAIS - POSSIBILIDADES E DESAFIOS
Convidado: Ademas Pereira da Costa Junior. Coordenador do Acervo Audiovisual dos Maretórios. Professor, Mestre em História Social, UFF. Pesquisador do Laboratório de História Oral e Imagem (LABHOI). Representante da Câmara Setorial de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural Material e Imaterial de Niterói.
14:00 – UM CAMINHO PARA A JUSTIÇA EPISTÊMICA: PLATAFORMAS DIGITAIS NA VALORIZAÇÃO DOS SABERES DAS FAVELAS, PERIFERIAS E COMUNIDADES POPULARES.
Convidado: Thiago Ferreira de Oliveira, Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atua como bibliotecário no Repositório Temático Saberes Populares, pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT/Fiocruz).
14:30 – Roda de debate com os participantes e palestrantes
Organização:
Claudia Rose - Museu da Maré
Márcia Lenzi - Estratégia de Desenvolvimento Territorial Fiocruz-Maré/Coordenação de Relações Interinstitucionais da Presidência/ Fiocruz
Cristina Guilam – VPEIC/Fiocruz
Christiane Rio Branco, Ana Paula dos Reis e Thamires Ribeiro de Oliveira – Egressas do Mestrado em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural e das Ciências da Saúde - COC/ FIOCRUZ
Thayná Cláudio - Quilombo Aquilah
Apoio:
Casa de Oswaldo Cruz – COC/Fiocruz
Museu da Vida - COC/Fiocruz
Coordenação de Comunicação Social da Presidência – CCS/Fiocruz
Núcleo de Comunicação da VPEIC/Fiocruz