Pesquisadora do Observatório de Clima e Saúde fala sobre os impactos da seca no Canal Saúde

por
Canal Saúde e Assessoria de Comunicação do Icict/Fiocruz
,
02/06/2023


Nova temporada do Ciência e Letras entrevista Aderita Sena, doutora pelo PPGICS, e Tais Ariza | Divulgação Canal Saúde

Pesquisadora do Observatório de Clima e Saúde e doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS) do Icict/Fiocruz, a enfermeira Aderita Sena foi uma das entrevistadas da nova temporada do Ciência e Letras, programa do Canal Saúde. Sena e Tais Ariza, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), participaram do programa para falar sobre o livro Seca Silenciosa, Saúde Invisível: um desastre naturalizado no Semiárido do Brasil, obra lançada em 2022 pela Editora Fiocruz.

Durante a entrevista, que foi ao ar em 30/5, as autoras conversaram com o apresentador Renato Farias sobre questões específicas do evento climático de seca. Durante a apresentação, Farias citou trecho da obra que fala sobre como a frequência das secas na região do semiárido brasileiro não dá visibilidade a esse tipo de evento e nem à relação complexa entre seca e seus efeitos sobre as dimensões socioeconômico.

▶️ Assista à entrevista completa  

Essa falta de visibilidade impede que os sujeitos sociais façam livres escolhas para sustentar suas familias e que o Estado reconheça suas existências e necessidades para formular e implementar políticas públicas a partir do principio da equidade. Historicamente, esse negligenciamento acaba também impedindo a construção de uma cidadania ativa, fazendo com que a população fique silenciada, negada e fragilizada. 

Aderita Sena comentou sobre a ligação entre a invisibilidade da seca e naturalização do desastre. "Exatamente como o título do livro traz, a seca é um evento climatológico que se apresenta silenciosamente e lentamente. E isso é diferente de alguns outros tipos de eventos, como as inundações, por exemplo, que se apresentam de forma intensiva e aguda, e exigem uma resposta imediata. Então, por motivo de a seca ser silenciosa, por ocorrer lentamente, isso faz com que o setor Saúde também não consiga enxergar essa necessidade de agir urgentemente, como ocorre em outros eventos", afirma a pesquisadora, que também atua como consultora na área de mudança climática e saúde da Organização Mundial da Saúde (OMS). 

No livro, as autoras abordam os efeitos da seca sobre a sociedade e sobre os determinantes da saúde, analisando as políticas públicas para o evento climático no Semiárido do país. Sena reforça, porém, que o silêncio e a lentidão da seca fazem com que ela seja tratada de forma diferente pelas autoridades. "Isso faz com que a seca seja praticamente invisibilizada pelo setor Saúde e por outros setores também, que contribuem para que as vulnerabilidades perante a seca impactem tanto na saúde como nas condições de vida das populações que vivem nessas regiões", aponta. 

Organizado em sete capítulos, o livro reafirma a importância de se priorizar o tema e contribui ainda para o desenvolvimento de ações concretas que permitirão gerir os impactos da seca sobre a saúde da população do Semiárido do Brasil.

➡️ Acesse a página do livro

O Ciência é Letras é fruto de uma parceria entre o Canal Saúde e a Editora Fiocruz. Voltado aos amantes de livros em geral, o programa comandado por Renato Farias promove o encontro entre a escrita acadêmico-científica – com ênfase em assuntos ligados às diversas áreas da saúde a partir das publicações da Editora – e os temas de outros saberes, como a poesia e a literatura brasileira. O Ciência e Letras integra a programação da emissora desde 2008.

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

Observatório Clima e Saúde ganha destaque em publicações na OMS e na COP23

Estudo de caso analisado nas publicações enfoca as mudanças climáticas e seus efeitos na saúde

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS