Pesquisadores do Icict integram ranking internacional de cientistas

por
Assessoria de Comunicação do Icict, com informações de Agência Fiocruz de Notícias e IOC/Fiocruz
,
02/08/2023


Célia Landmann: 6º colocada entre os cientistas brasileiros de Ciências Humanas e Sociais | Foto: Raquel Portugal (Multimeios/Icict)

Dois pesquisadores do Instituto de Comunicação e Informação em Saúde (Icict/Fiocruz) foram listados em ranking internacional de cientistas. Célia Landmann Szwarcwald e Christovam Barcellos aparecem na lista divulgada pelo portal Research.com. Entre os brasileiros, eles ocupam, respectivamente, o 6ª e o 27º lugares na área de Ciências Humanas e Sociais. Ambos os pesquisadores são vinculados ao Laboratório de Informação em Saúde (LIS) do Icict e docentes permanentes do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS).

Novo levantamento internacional realizado pelo portal selecionou 38 pesquisadores da Fiocruz por sua produção científica em seis áreas do conhecimento. Divulgado anualmente, o ranking destaca os 100 mil cientistas mais influentes do mundo. A seleção é baseada em uma variedade de fatores que incluem como indicadores o número de artigos publicados, as citações e o impacto para a ciência e, no caso da Fundação, para a saúde global.

Os pesquisadores destacados pelo ranking são líderes em suas áreas de pesquisa e trazem contribuições significativas em 20 áreas do conhecimento. Os dados sobre publicações e citações de 166.880 cientistas foram analisados para a produção dos rankings. As informações foram obtidas principalmente nas bases de dados OpenAlex e CrossRef.

Além do Icict, foram listados pesquisadores de outras três unidades da Fiocruz no Rio de Janeiro: Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp), Instituto Oswaldo Cruz (IOC) e Instituto Nacional de Infectologia (INI); e de três unidades regionais: Fiocruz Bahia, Fiocruz Minas e Fiocruz Pernambuco.