Homenagem à Ilma Noronha celebra a luta do Icict pelo reconhecimento da Comunicação e Informação como Direitos Humanos

por
Assessoria de Comunicação do Icict/Fiocruz
,
14/03/2024

Crédito: Rômulo Noronha, esposo de Ilma, inaugurando o painel em homenagem à ex-diretora do Icict | Fotos: Raquel Portugal (Multimeios/Icict/Fiocruz)

Quando o elevador chega no quarto andar do prédio do Campus Maré, a porta se abre e nos deparamos com um painel com uma ilustração de uma mulher - quem não a conhece, não faz ideia de quem é ela. O painel que ocupa toda a parede é a primeira imagem do Pavilhão de Ensino Ilma Noronha, do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict) e dá as boas-vindas a todos os que chegam no andar. 

A homenagem feita à ex-diretora do Icict, Ilma Noronha, um nome que simboliza ao mesmo tempo luta, coragem, determinação, lealdade, convicção, uma mulher à frente de seu tempo, a mulher, a mãe, a amiga, a bibliotecária, a profissional, a guerrilheira, a militante política, a incansável lutadora por um mundo melhor, mais inclusivo, mais democrático representa – melhor do que ninguém – a luta do Instituto pelo reconhecimento da Comunicação e Informação como Direitos Humanos.

A inauguração, realizada no dia 4 de março, reuniu em duas salas contíguas mais de 90 pessoas, entre familiares, amigos, colegas de trabalho, profissionais de outras unidades da Fiocruz, da Asfoc e de instituições de ensino como Uerj, UFRJ e UFF, além de alunos das turmas de mestrado e doutorado de 2024, do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS), que estavam ali para homenagear uma mulher que foi uma das impulsionadoras do Ensino na unidade – a “icictiana raiz” que trabalhou e dirigiu o Icict e uma das responsáveis pela transformação do então Centro de Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Cict) em uma unidade técnico-científica da Fiocruz, o Icict. 

O diretor do Icict, Rodrigo Murtinho, destacou a importância de fazer a homenagem à Ilma Noronha ainda em vida. Por motivos de saúde, ela não pôde estar presente, mas foi representada por seu esposo Rômulo Noronha.

Crédito (em sentido horário): primeira mesa com Rogério Lannes (ao microfone), Mel Bonfim, Cristina Guilhem e Rodrigo Murtinho | segunda mesa com Rômulo Noronha, Cristina Guimarães, Umberto Trigueiros (ao microfone) e Janine Cardoso. Foto inferior: Rômulo Noronha

A cerimônia teve um vídeo, de pouco mais de três minutos, mostrando a Ilma militante, amiga, colega, sindicalista, profissional em atuação. O evento foi transmitido pelo canal do Youtube da VideoSaúde e já tem mais de 500 visualizações (veja aqui).  

A abertura foi dividida em duas etapas, primeiro a mesa que contou com a participação de Rodrigo Murtinho, Mel Bonfim (vice-diretora de Ensino do Icict), Cristina Guilhem (coordenadora geral da Pós-Graduação da Fiocruz e representante da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC/Fiocruz), Rogério Lannes (ex-presidente da Asfoc SN – Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública e coordenador da Revista Radis). Em seguida, uma mesa de homenagem com Janine Cardoso, pesquisadora do Laboratório de Comunicação e Saúde (Laces) e professora do PPGICS; Umberto Trigueiro, ex-diretor do Icict; Cristina Guimarães (pesquisadora do Laboratório de informação Científica e Tecnológica em Saúde – LICTS) e também professora do PPGICS; e Rômulo Noronha. E na segunda parte, o descerramento do painel no hall dos elevadores do quarto andar.

Crédito (em sentido horário): Igor Sacramento, Rodrigo Murtinho (ao microfone) e Mel Bonfim e alunos do PPGICS

“É impossível ser feliz sozinho” 

Essa frase repetida por Ilma, retirada de uma música de Tom Jobim (Wave) marca os discursos emocionados dos quais destacamos os trechos abaixo, tentando resumir um pouco daquele momento: 

Rogério Lannes: “Para quem vive hoje o Icict e o PPGICS, para os que não são antigos, é uma figura desconhecida (...) Ela é muito mais do que uma pessoa do passado, ela é absolutamente presente em tudo o que vocês vivenciarem no cotidiano que tenha a ver com utopia, com não aceitar as coisas prontas, com colocar tudo em discussão, com transformar a realidade, gerir a realidade, pensar em pequenas reformas.”  

Mel Bonfim: “Por que o Ensino simboliza tanto o projeto da Ilma? O Ensino ou a Educação simboliza renovação, ressignificação do conhecimento, essa inquietude que tanto simboliza a Ilma. (...) Ilma, que registrou a frase que mais me marcou no projeto “Memória do Ensino”, coordenado pela professora e pesquisadora Katia Lerner: “O PPGICS é causa e efeito do Icict – ser Icict”. 

Rodrigo Murtinho: “Homenagear a Ilma é homenagear todo esse processo de luta também por esse espaço. (...) Ilma enxergou a importância do Ensino como uma atividade estruturante para o Cict e mais estruturante ainda para moldagem da nossa unidade em unidade técnico-científica, nessa virada de chave para a consolidação do Icict enquanto instituto”. 

Cristina Guilhem: “(...) Esse momento aqui é um momento político, de celebração, de homenagem a uma militante contra a ditadura militar que é a nossa companheira Ilma Noronha e também o momento de celebrar a educação pública e de alta qualidade como é a educação da Fundação Oswaldo Cruz e aqui particularmente, do PPGICS, que é um programa cada vez de maior excelência e cumpre a sua missão de diálogo e aproximação com a sociedade brasileira.” 

Janine Cardoso: “Não esqueçam, vocês que estão chegando e vocês que estão aqui há mais tempo, que este programa foi criado com o compromisso de viabilizar, não só no plano do ensino, da produção de conhecimento, de contribuir para a diminuição das desigualdades, nesse país, notadamente o direito à informação e à comunicação. Então, que cada um possa se empenhar e se inspirar no exemplo de Ilma. A imagem (do painel) criada por Vera e Venício traduz essa combinação única que forma a Ilma, que é a coragem, determinação, lealdade e convicção.” 

Cristina Guimarães: “Ela jamais aceitaria a pecha de “você construiu o programa de pós-graduação. Ela sempre diria ‘fomos nós que fizemos em conjunto’, porque ela não suportaria ser feliz sozinha. Ela diria ‘é o coletivo que consegue fazer as coisas’. (...) Ela foi uma absoluta visionária quando se tratou do movimento do acesso aberto e da ciência aberto. Não há par no que ela fez nesta instituição.” 

Umberto Trigueiros: “A Ilma é pessoa lutadora, mas com uma enorme capacidade de liderança. Cristina (Guimarães) lembrou o episódio do (repositório institucional) Arca, e (Ilma) foi uma batalhadora, bateu de frente e foi adiante, porque foi difícil implantá-lo. (...) E era uma coisa institucional, boa para Fiocruz, para a Ciência, para o Ensino e aconteceu. Ela deixa conosco a marca do Ensino, a marca do Acesso Aberto. Ela é uma pessoa visionária e que não recusava ideias novas.” 

Rômulo Noronha: “A Ilma faz parte dessa instituição, ela sempre teve muito orgulho (de ser Fiocruz). (...) Todos os companheiros sabem o quanto nós (eu e Ilma) somos gratos, o quão vocês fazem parte da nossa história, então, eu prefiro que em nome da direção do Ensino e da mesa que todos os companheiros e companheiras sintam-se abraçados pela Ilma e por mim. (...) A Ilma não achava que ela era importante, mas o trabalho coletivo sim, por isso ela sempre falava ‘é impossível ser feliz sozinho’. E isso mostra como ela via o trabalho coletivo, a participação coletiva, o diálogo, o trabalho político. Estamos profundamente gratos, eu, meus filhos, meus netos, meu genro com essa linda homenagem que prestaram a ela, pelo calor humano que os companheiros transmitiram a ela. A Ilma foi (é) companheira, mãe, avó, guerrilheira, sindicalista, pesquisadora, minha mulher, minha companheira de vida. Obrigado por vocês estarem homenageando Ilma Noronha! Viva a Fiocruz, viva o Icict, viva a democracia!” 

Ao final, houve a inauguração do Painel. Veja algumas fotos:  

Os bastidores – “Vida vamos nós e não estamos sós” *

Como não é possível ser feliz sozinho, como canta Tom Jobim e diz Ilma Noronha, aqui estão aqueles que trabalharam nos bastidores na produção da homenagem à ela, falando sobre o que fizeram e o que representou participar deste momento. 

Eventos – Renata Rezende – Relações Públicas: “Fizemos a organização do evento, cerimonial, articulação dos convites, enfim, trazer as pessoas que participaram desse processo com a Ilma para uma homenagem em vida. 

Quando eu entrei no Icict, ela não era mais diretora, mas existia ainda uma força muito grande dessa presença feminina na direção da unidade. Acho que é um estímulo pensarmos no papel da mulher nesse processo também. Então, eu acredito que qualquer pessoa que tenha vivenciado a rotina da Ilma enquanto diretora e esse pós-Ilma é, sem dúvida, uma inspiração. 

Foto: Renata Rezende e sua assistente Bia Soares

Ascom – Vera Fernandes – Programadora Visual: “A demanda era fazer uma identidade visual para o Pavilhão de Ensino em homenagem à Ilma Noronha, então, identificamos qual o melhor espaço para colocar a sinalização e, para isso, fizemos um trabalho bem minucioso. O trabalho contou com o Venício Ribeiro, que fez a ilustração.  

Quando eu entrei na  Fiocruz já era a gestão da Ilma. Eu acompanhei todos os momentos, quando o Ensino estava ganhando relevância, participando, inclusive da criação da marca do PPGICS, que está em uso até hoje. Eu a admiro demais, porque eu vi vários marcos importantes do Icict acontecerem na gestão dela, como o Centro ter virado Instituto. Por isso, fazer essa homenagem a ela tem muita importância para mim. 
 
Multimeios – Venício Ribeiro – Ilustrador e Designer: “Foi muito prazeroso e uma honra fazer esse trabalho. Quando entrei na Fiocruz, a Ilma era diretora, então, foi relativamente fácil. Tentei captar aquela imagem que eu me lembrava dela para fazer a ilustração. Como as fotos não estavam boas, pensei na ilustração que aproxima mais as pessoas. Usei uma ilustração vetorial para deixar um pouco mais humanizada as características dela, não tentei fazer uma colagem, uma coisa mais próxima da foto, então, puxei mais para o desenho mesmo, só para deixar mais próximo dessa imagem que eu queria passar da Ilma.  
 
Vice-direção de Pesquisa – Helena Hallais – Assessora: “A minha responsabilidade foi, em parceria com o Núcleo de Eventos, da Ascom, contratações de coffee-break, de gráfica para a impressão do material para a homenagem e serviço de libras.
  
Eu trabalhei com Cristina Guimarães e a Maria Conceição Carvalho que, por sua vez, trabalharam muitos anos com a Ilma, e desenvolvi um carinho particular por ela, por tudo o que eu ouvi elas contarem sobre o que ela trouxe para o Icict e para a Fiocruz. 
 
VideoSaúde – Gislaine Lima – Editora de Vídeo: “Foi um vídeo para sensibilizar as pessoas e chamar à memória alguns momentos em que a Ilma esteve presente no Icict, na Fiocruz e na Asfoc. Busquei nas outras homenagens já feitas à Ilma, essa lembrança que sempre toca muito, porque ela era uma pessoa que integrava muito – as equipes que participava, cumprimentava a todos, ela realmente reconhecia as equipes não só as mais próximas, mas também as mais distantes. Lembro que para nós, que estamos aqui no Campus Maré, ela nos cumprimentava nos corredores sempre que nos encontrava. e quando havia reuniões aqui na VideoSaúde e ela era chamada, ela vinha. Na época eu era estagiária e isto me marcava muito – ter a diretora da unidade presente no serviço.  

Foi um desafio trazer essas lembranças, buscamos as homenagens já realizadas, as imagens e juntamos com as músicas que sabemos que era do querer dela e achamos representativa usar no slideshow.    
 
VídeoSaúde – Paulo Lara – Cinegrafista: “O trabalho de filmagem tem a parte técnica, da rotina da gente, mas é super gratificante contribuir com o registro das falas e de uma certa forma preservar a história do Icict e do campo da Comunicação e Saúde. 

Eu não a conheci pessoalmente, mas eu ouvia falar muito dela e participei da primeira homenagem que teve para ela. Meu contato com a Ilma sempre foi esse nas história das trajetórias individuais dentro do Icict porque ela sempre foi muito lembrada e toda essa força de uma liderança importante para nossa história como Instituto e mesmo dentro da Fiocruz.  

Fotos Gislaine Lima e Paulo Lara - Gislaine Lima (VideoSaúde)

 

Assista toda a cerimônia

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

Especial 20 anos de Ensino - depoimento de Ilma Noronha

Ilma, que já foi diretora do Icict, fala da criação do curso de pós-graduação

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS