V Ciclo de Webinares:
Desafios da Promoção da Saúde no Século XXI - Municípios, comunidades e territórios saudáveis e sustentáveis
Nos últimos 37 anos, as estratégias de Promoção da Saúde apontadas na Carta de Ottawa (1986) foram analisadas, desdobradas e amplificadas no diálogo com as transformações sociais e ambientais experimentadas por cada país e globalmente, produzindo várias iniciativas na busca pela qualidade de vida. Nesse processo fortaleceram-se as evidências de que ações locais, nos territórios em que a vida das pessoas acontece, com participação social intensiva e emancipatória, com colaboração solidária e intersetorial e com boa governança e sustentabilidade são fundamentais para fomentar projetos de desenvolvimento social, econômico e ambiental inclusivos.
Na década de 1990 se iniciaram movimentos potentes de Municípios/ Cidades Saudáveis nas Américas e no país, que sempre estiveram atentos às singularidades das realidades estruturais e modos de viver na Região e nos diferentes contextos do país. Com a pactuação da Agenda 2030, cidades e governos locais voltaram a se destacar como agentes importantes de transformação. Em 2016, prefeitos e prefeitas de vários países participaram da elaboração do Consenso de Xangai sobre Cidades Saudáveis, se comprometendo em atuar para que as cidades sejam cada vez mais inclusivas, seguras, resilientes, sustentáveis e saudáveis e ratificando que a saúde da população é um dos maiores indicadores do alcance do desenvolvimento sustentável.
Considerando o acúmulo da produção de tecnologias e conhecimentos nacionais e internacionais, os desafios emergentes quanto ao direito às cidades, ao racismo ambiental e às emergências e desastres e a diversidade brasileira, se constituiu a Rede Colaborativa de Municípios, Cidades, Comunidades e Territórios Saudáveis e Sustentáveis (MCCTSS). Nosso propósito é articular, reunir e sistematizar as experiências de MCCTSS do país, investir no diálogo com redes e iniciativas internacionais e desenvolver estratégias e metodologias para indução, implementação, acompanhamento e sustentabilidade de estratégias territorializadas de promoção da saúde e garantia de direitos.
Visibilizar diferentes experiências e fortalecer essa Rede são os objetivos do V Ciclo de Webinários que tem como eixo o investimento e a sustentabilidade de municípios, comunidades e territórios saudáveis e sustentáveis.
Palestrante: Luiz Felipe Lopes Cunha - Coordenador Geral da Associação Amanu - Educação, Ecologia e Solidariedade, associação de base comunitária que congrega agricultores e agricultoras familiares, comunidades quilombolas, agricultores/as urbanas, educadores/as e diversos/as voluntários/as que militam e atuam em causas agroecológicas e populares. Trabalha com Bioconstrução e tecnologias sociais. Educador popular freireano, estudou filosofia e fez mestrado em educação na área de Educação de Jovens e Adultos, ambos pela UFMG.
Debatedora: Camila Chagas - Educadora e Nutricionista. Mestre em Ciências da Nutrição pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente está como consultora técnica da Coordenação- Geral de Alimentação e Nutrição (CGAN), frente de Promoção da Alimentação Adequada e Saudável (PAAS) do Departamento de Prevenção e Promoção da Saúde/SAPS/MS.
- Efetue login para postar comentários