conteúdo principal

Ecoar | Episódio 24 – Tecnologias Assistivas: o que existe é aplicável em políticas públicas?

A partir do tema geral Ciência e Tecnologia, o terceiro episódio do Ecoar – Diálogos de Cidadania deste ano debateu o universo das tecnologias assistivas. Agora, no quarto episódio dessa temporada o debate terá como foco as políticas públicas nessa área, trazendo para a reflexão as medidas necessárias para garantir o acesso às tecnologias assistivas pela população que precisa delas para o exercício da cidadania. Quais serviços e produtos são disponibilizados pelo poder público? O Brasil investe recursos públicos em tecnologias assistivas? Na aquisição, na produção e na pesquisa? Quais são os caminhos para solicitar um serviço ou um produto? E para quais áreas, além da saúde, existem políticas públicas? Quais são os desafios?

O Ecoar é um projeto desenvolvido em parceria com a Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, do @mdhcbrasil, e apoiado pelo PMA @oficialfiocruz.

👥 Participantes:

Fernando Botelho, Especialista em Tecnologias Assistivas (UNICEF)

Luciano Oliveira dos Santos, Estudante de Engenharia de Tecnologia Assistiva e Acessibilidade (UFRB)

🎤 Apresentador: @tucamunhoz

🧏 Com LIBRAS e legendas ao vivo

Venha debater conosco e faça parte dessa conversa sobre inclusão e cidadania. Assista nos canais da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz e da UNIFASE no YouTube.

Produção: Clara Vale, Cristina Rabelais, Cristina Ruas, Daniele Novaes, Manoel Negraes e José Carlos Xavier

Coordenação: Cristina Rabelais

Realização: Núcleo de Informação, Políticas Públicas eInclusão Social (NIPPIS), uma iniciativa conjunta do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) e do Centro Universitário Arthur de Sá Earp Neto (Unifase)

Apoio: Sistema Nacional de Informações sobre Deficiência (SISDEF) e PMA/Fiocruz

Agradecimentos:

Assessoria de Comunicação do Icict/Fiocruz

Assessoria de Comunicação da Unifase

VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz

Sugestão de pautas e comentários: nippis@fiocruz.br