conteúdo principal

31º Episódio Ecoar: diversidade e interseccionalidade na deficiência

Compartilhar:
X
Por
Nippis Divulgação
Publicado em - Atualizado em
Imagem de divulgação do 31o episódio Ecoar,com desenhos ao fundo, logos, escrito 'Interseccionalidade em foco: vivências e reflexões'
Assista ao 31º episódio Ecoar no canal da VideoSaúde

O programa Ecoar – Diálogos de Cidadania, iniciativa do Núcleo de Informação, Políticas Públicas e Inclusão Social (Nippis), traz o tema 'Interseccionalidade em foco: vivências e reflexões' para debater sobre como raça, gênero, sexualidade e classe social se entrelaçam nas experiências de pessoas com deficiência. 

O 31º episódio será lançado no dia 2/10, às 19h, para celebrar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21/9) e ampliar a visibilidade e o debate sobre os direitos humanos das pessoas com deficiência. 

Contexto

  • Assunto do programa Ecoar é um complemento da atividade do Centro de Estudos do Icict (19/9). Episódio apresenta uma conversa sobre as múltiplas dimensões que atravessam a experiência e o viver com deficiência.

O episódio destaca como a interseccionalidade aprofunda a compreensão das barreiras e desigualdades vividas por pessoas com deficiência, mas também fortalece a valorização de suas trajetórias singulares. 

Convidados

  • A conversa reúne Acauan Pozino, artista, militante da Unidade Popular, pessoa não binária, negra de pele parda e cega desde um ano de idade. Ex-coordenador do Movimento Nacional de Pessoas com Deficiência do Fórum Social Mundial, Acauan defende a compreensão da deficiência como uma contradição do capitalismo que homogeneíza as pessoas. Ele é cofundador do Movimento Anticapacitista Clara Glória Chaper.  
  • O ator, assistente social e consultor de acessibilidade com paralisia cerebral,  Pedro Fernandes, que faz teatro desde os 12 anos e atualmente interpreta o personagem Peter na novela Dona de Mim, da Rede Globo. Para Pedro, a naturalização do corpo com deficiência em diferentes espaços sociais é essencial para ampliar a visibilidade e representatividade. 

Transmissão

Serviço

  • Data: 2 de outubro.
  • Horário: 19h.
  • Onde assistir: YouTube da VideoSaúde e da UNIFASE.
  • Acessibilidade: tradução em Libras e legendas em português.
  • Informações ou sugestões de pauta, pelo e-mail: nippis@fiocruz.br

O que é Interseccionalidade?

Outros links