conteúdo principal

Abrasco realiza congresso sobre gestão da saúde

Compartilhar:
X
Por
Assessoria de Comunicação do Icict Fiocruz
Publicado em - Atualizado em

A Associação Brasileira de Saúde Coletiva – Abrasco realizará, entre os dias 23 e 26 de março, o 4º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão da Saúde. O evento, realizado on-line, “promove a articulação entre a academia, a gestão e os movimentos sociais na área da saúde, proporcionando um encontro rico para a geração e a utilização de conhecimentos científicos, assim como para a formulação e a implantação de políticas”.

A conferência de abertura – “Desigualdades e pandemia: que democracia é necessária para um projeto efetivamente includente?” – será com Jurema Werneck, coordenadora da Anistia Internacional (RJ) (leia entrevista no site do Abrasco), e terá como coordenadora, Gulnar Azevedo, presidente da Abrasco e professora do IMS – Instituto de Medicina Social, da Uerj. 

No dia seguinte (24), às 9h, haverá a conferência especial com o filósofo e ativista italiano Franco Berardi, que falará sobre “O enigma do beijo: o distanciamento pandêmico na evolução psíquica do gênero humano”, com a coordenação do pesquisador José Noronha, do LIS/Icict e da iniciativa Brasil Saúde Amanhã. 

Outro destaque são os ‘Grandes Debates’. O primeiro – “Há Futuro para a democracia no Brasil?” – será realizado às 18h, da quarta-feira (24/03), com o cientista social Renato Lessa (PUC Rio) e a sanitarista Sonia Fleury (CEE/Fiocruz), que “irão explorar questões da democracia formal do país – as instituições, leis, construções partidárias e a estruturação do sistema político brasileiro”, sob a coordenação Oswaldo Tanaka, da FSP/USP. O segundo grande debate contará com a presença de Cida Bento (Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades – CEERT), Christian Dunker (USP) e Joice Berth(Elle Brasil e Câmara Municipal de São Paulo - CMSP), que abordarão “ a política sobre outra dimensão: como se constitui a subjetividade da sociedade brasileira ao longo da história, para justificar a atual conjuntura.

O evento também traz convidados nacionais e estrangeiros, dentre eles: a secretária de saúde do México, Ana Cristina Laurell; o pesquisador do Facultad de Salud y Ciencias Sociales, Universidad De Las Américas, do Chile, Osvaldo Artaza, Ailton Krenak - Jornalista e liderança indígena – MG,  a presidente da Fiocruz, Nísia Trinade Lima, dentre outros.

Para o congresso on-line, a coordenação do evento abriu diversos espaços para uma maior interação entre os participantes, como espaço para apresentações curtas, balcão de informações, chats, além de salas para participar das mesas redondas e comunicações orais, dentre outros espaços virtuais.

A programação completa pode ser acessada aqui e para saber mais sobre o 4°Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão da Saúde, clique aqui