conteúdo principal

Alunos do curso "Geoprocessamento em Saúde" participam de encontro presencial

Compartilhar:
X
Por
Igor Cruz
Publicado em - Atualizado em

No último dia 8/03, 70 alunos do curso de extensão "Geoprocessamento em Saúde" participaram do encontro presencial do pólo do Rio de Janeiro, realizado no auditório da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz). Na palestra de abertura do curso, desenvolvido na modalidade a distância (EaD), estavam presentes o diretor do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), Umberto Trigueiros; a pesquisadora do Icict e coordenadora do curso, Simone Santos; o pesquisador da Universidade Federal de Goiás (UFG) e também coordenador do curso Elias Rassi e o representante do pólo do Rio de Janeiro e Vice-diretor de Ensino e Pesquisa do Icict, Christovam Barcellos.

Na opinião de Christovam Barcellos, o Rio tem papel simbólico relevante, pois o curso foi criado no Icict, há quase 15 anos, na modalidade presencial. "Mas sem a tecnologia oferecida pelo Centro Integrado de Aprendizagem em Rede (Ciar) da Universidade Federal de Goiás (UFG), esta iniciativa não teria se realizado", ressalta. Elias Rassi, um dos coordenadores do curso na modalidade EaD e professor da UFG, reitera a declaração de Barcellos: "essa é uma oportunidade que a parceria com o Icict viabilizou".  

Para o diretor do Icict Umberto Trigueiros, o ensino do instituto inova ao propor cursos como o de Geoprocessamento na modalidade a distância. “Os cursos são multiplicadores. A apropriação de novas ferramentas e novas tecnologias à serviço de saúde pública pode vir a promover revoluções na gestão do SUS”, afirma o diretor. 

Voltado para profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) envolvidos com análise e planejamento de ações em sáude, controle de doenças, epidemiologia e vigilância em saúde, o curso é gratuito. O conteúdo programático, os 16 professores (tutores) e a articulação entre os pólos de apoio nos estados serão coordenados por uma equipe de pesquisadores do Laboratório de Informação em Saúde (Lis) do Icict. 

A programação prevê um encontro presencial de 16 horas em cada pólo. As demais atividades serão desenvolvidas a distância. O curso, com carga horária total de 100 horas, exigirá dedicação média de 10 horas semanais para estudos e atividades na plataforma Moodle. O conteúdo está dividido em módulos temáticos, cada um composto por textos teóricos, hipertextos, vídeos, links e outros materiais.