conteúdo principal

Aniversário da ENSP: Icict participa de debate sobre os desafios da comunicação pública após a 17ª CNS

Compartilhar:
X
Por
Assessoria de Comunicação do Icict/Fiocruz
Publicado em - Atualizado em


Daniela Muzi e parte da mesa "Ecos da 17ª: a comunicação na Conferência" | Foto: divulgação ENSP

“Nós somos muito bons em falar com os nossos pares. Mas como chamar a atenção dos nossos ímpares?”. A coordenadora da VídeoSaúde Distribuidora da Fiocruz (Icict/Fiocruz), Daniela Muzi, levou o desafio à mesa Ecos da 17ª: a comunicação na Conferência, realizada no dia 13/9 como parte das celebrações pelo aniversário de 69 anos da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP).

Além de Muzi (representando o Icict), participaram do debate a superintendente do Canal Saúde, Márcia Correa e Castro; o coordenador da CCI/ENSP, Filipe Leonel; a jornalista da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), Érika Farias; e o doutorando da ENSP, Bruno Cesar Dias. A conversa foi conduzida por Rogério Lannes, coordenador do Programa Radis.

Ao longo da manhã foram apresentadas as ações de comunicação realizadas durante a 17ª Conferência Nacional de Saúde (CNS), em julho, e suas contribuições para a sociedade. Muzi falou sobre a importância da participação social, ressaltando os princípios da VideoSaúde, polo de produção, distribuição e preservação de material audiovisual sobre saúde, ciência e tecnologia para o fortalecimento e consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS). A Distribuidora atua numa perspectiva de comunicação pública e promoção dos direitos humanos.  

“Como podemos conquistar outros corações? Precisamos ultrapassar barreiras, estar em várias plataformas, produzir produtos midiáticos inovadores... É preciso falar sobre o SUS todo o tempo, estar presente nas escolas”, sugere Daniela. “A comunicação, sozinha, não vai resolver problemas da saúde pública, porém, ela faz parte desse desafio”. A coordenadora da VideoSaúde lembrou que a 17ª Conferência ficou marcada pela participação de muitos delegados pela primeira vez.  

O debate foi transmitido pelo canal da Escola no Youtube e pode ser assistido aqui:  

A programação de aniversário de 69 anos da ENSP vai até o final de setembro com uma série de atividades dentro do tema O amanhã é hoje: construção de um país justo e democrático. Clique aqui para acessar o calendário completo de eventos de aniversário da ENSP.