No início de junho, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de São Paulo divulgou Levantamento do Perfil de Usuários de Drogas da Região da Cracolândia, no centro da capital paulista. O Levantamento faz comparações entre abril e maio de 2016 e 2017, mostrando a expansão da região. Desde maio, o prefeito de São Paulo, João Dória, vem realizando ações para acabar com a região, sem obter sucesso.
Em artigo publicado na revista Cadernos de Saúde Pública, da ENSP/Fiocruz – “Entre as asperezas do cotidiano e o brilho fácil: o manejo cotidiano do uso prejudicial de drogas”, o pesquisador Francisco Inácio Bastos, do Laboratório de Informação e Saúde (Lis), do Icict, e coordenador da Pesquisa Nacional sobre o Uso do Crack e outras Drogas, considerada a maior do mundo pela abrangência de pesquisados, que mostrou a realidade da droga em todo o país, analisa as medidas sob a ótica da gestão pública e tece um panorama da situação do usuário de crack.
Leia o artigo “Entre as asparezas do cotidiano e o brilho fácil: o manejo cotidiano do uso prejudicial de drogas” na íntegra e também veja o relatório do governo paulista - Levantamento do Perfil de Usuários de Drogas da Região da Cracolândia - ao lado.
Leia, ao lado, também a matéria "Cerco à cracolândia", com o pesquisador Francisco Inácio Bastos na edição de julho/agosto da revista Poli - Saúde, Educação e Trabalho.
Crédito da foto: Ascom/Icict/Fiocruz